Exercício Milhafre25 testa capacidade de defesa militar nos Açores

Estão sempre onde é preciso, com dedicação e sentido de missão
O presidente do Governo Regional dos Açores descreve o papel das Forças Armadas no arquipélago.
Mark

Porque é que um exercício como este importa? Parece uma demonstração de força, mas qual é o verdadeiro propósito?

Mimi

O exercício testou três coisas simultaneamente: a capacidade operacional das forças em cenários de ameaça à soberania, a coordenação entre diferentes ramos militares e estruturas de comando, e a prontidão para responder a emergências. Não é apenas demonstração — é avaliação real de procedimentos.

Luke

Mas o cenário era construído, certo? Ninguém sabe realmente como as forças responderiam a uma ameaça verdadeira. E o exercício durou três dias — quanto tempo levaria uma resposta real?

Mark

Então o que aprenderam com isto? O General Fonseca disse que viram o que correu bem e o que precisa melhorar, mas não especificou.

Mimi

Exatamente. O exercício permitiu identificar lacunas na interoperabilidade entre o Comando Operacional dos Açores e os comandos de zona. Envolveu 120 militares de várias origens — Açores, Madeira, continente — o que torna a coordenação mais complexa.

Luke

Mas não sabemos quais foram essas lacunas. O General falou em termos genéricos. E quanto aos militares provenientes do continente e da Madeira — estão permanentemente destacados ou foram apenas para o exercício?

Mark

A parte sobre o furação Gabrielle foi interessante. Parece que as Forças Armadas têm um duplo papel — defesa militar e apoio a emergências civis.

Mimi

Sim, e isso é importante nos Açores. O arquipélago está exposto a eventos climáticos extremos. As Forças Armadas realizam exercícios anuais com proteção civil especificamente para isso. Não é apenas preparação para conflito.

Luke

Mas o General disse que o furação Gabrielle não teve a gravidade prevista. Portanto, não há dados reais sobre como as forças responderiam a uma catástrofe de grande escala. Temos apenas a afirmação de que estavam prontas.

Mark

E a presença de alunos de escolas — isso foi intencional?

Mimi

Parece que sim. Assistiram do Terminal das Portas do Mar, viram o helicóptero Merlin em ação. É educação cívica e demonstração de capacidade nacional.

Luke

Ou é relações públicas. Não há informação sobre quantos alunos assistiram ou qual foi o impacto educativo. É uma afirmação sem dados.

  • Cerca de 120 militares do Exército, Marinha e Força Aérea convergiram sobre Ponta Delgada num exercício que simulou ameaças reais à soberania nacional nos Açores.
  • Três cenários de alta intensidade — interceção marítima, tomada aerotransportada de posição estratégica e neutralização de explosivos — testaram os limites da coordenação entre forças regionais e nacionais.
  • O helicóptero EH-101 Merlin dominou os céus do porto comercial, enquanto alunos de escolas de São Miguel assistiam a partir do Terminal das Portas do Mar, tornando a defesa visível e tangível para a próxima geração.
  • Os mais altos responsáveis da região — incluindo o presidente do Governo Regional e o Representante da República — marcaram presença, sinalizando o peso político e estratégico do arquipélago no contexto atlântico.
  • O exercício revelou tanto pontos fortes como lacunas a corrigir, cumprindo o seu propósito central: preparar as forças para o que se espera nunca acontecer, mas para o qual é imperativo estar pronto.

No coração do Atlântico, a baía de Ponta Delgada tornou-se por três dias um espelho da responsabilidade estratégica que os Açores carregam para Portugal e para a Europa. O Exercício Milhafre25 reuniu os três ramos das Forças Armadas Portuguesas numa demonstração de que a prontidão não é apenas uma promessa, mas uma prática — testada, avaliada e continuamente aperfeiçoada. Num mundo onde a soberania se defende também em tempo de paz, este exercício lembra que a segurança de um arquipélago no meio do oceano é, afinal, a segurança de todos.

A baía de Ponta Delgada transformou-se num teatro de operações quando os três ramos das Forças Armadas Portuguesas encerraram o Exercício Milhafre25 com manobras coordenadas que testaram a capacidade de defesa do arquipélago. Durante três dias intensivos, cerca de 120 militares — alguns vindos da Madeira e do continente — participaram em operações que culminaram numa demonstração pública junto ao porto comercial e ao Cais do Depósito POL NATO.

As operações finais incluíram três cenários distintos: a interceção de uma embarcação, a tomada de um ponto estratégico por uma unidade aerotransportada e a neutralização de um engenho explosivo. O helicóptero EH-101 Merlin foi o elemento mais visível, captando a atenção de alunos de escolas de São Miguel que assistiram do Terminal das Portas do Mar. O objetivo declarado era responder a uma ameaça simulada à soberania, mas o propósito mais amplo era testar a interoperabilidade entre o Comando Operacional dos Açores e as estruturas de comando nacional.

O General José Nunes da Fonseca sublinhou que o exercício revelou tanto o que correu bem como o que precisa de melhorar, e que é precisamente para isso que estas avaliações existem. O Tenente-general César Paulo Rodrigues reforçou que avaliar e planear o treino das forças sedeadas no arquipélago é uma das responsabilidades centrais do seu comando. Ambos recordaram que as Forças Armadas realizam anualmente exercícios similares com a proteção civil, e que durante o furacão Gabrielle estiveram prontas para apoiar as populações.

As mais altas figuras da região assistiram às manobras, e o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, descreveu as Forças Armadas como verdadeiros parceiros dos Açores. Destacou ainda a relevância estratégica do arquipélago no contexto nacional e europeu, afirmando que a sua posição no Atlântico acrescenta valor a Portugal e à União Europeia. Após as operações, o público teve acesso a uma exposição das capacidades militares no Terminal de Cruzeiros.

A baía de Ponta Delgada transformou-se num teatro de operações militares quando os três ramos das Forças Armadas Portuguesas — Exército, Força Aérea e Marinha — encerraram o Exercício Milhafre25 com um conjunto de manobras coordenadas que testaram a capacidade de defesa do arquipélago. O exercício, promovido pelo Comando Operacional dos Açores, durou três dias intensivos e culminou numa demonstração pública de força que envolveu cerca de 120 militares, alguns vindos da Madeira e do continente português.

As operações finais, realizadas na entrada do porto comercial e no Cais do Depósito POL NATO, incluíram três cenários distintos: a interceção de uma embarcação marítima, a tomada de um ponto estratégico em terra por uma unidade aerotransportada e a neutralização de um engenho explosivo. O helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea foi particularmente visível, transportando militares para o cais e depois retirando-os — uma sequência que captou a atenção de alunos de escolas de São Miguel que assistiram do Terminal das Portas do Mar. O exercício foi enquadrado como uma resposta a uma ameaça simulada à soberania nacional, mas o objetivo real era mais amplo: testar a interoperabilidade entre o Comando Operacional dos Açores e os seus comandos regionais de zona, bem como a articulação com estruturas de comando nacional.

O General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, caracterizou o exercício como um teste de defesa militar convencional e sublinhou que estas operações permitem às forças armadas preparar-se para intervir em caso de necessidade. Afirmou que o exercício revelou tanto o que correu bem como aquilo que precisa de melhorar em circunstâncias reais, e que embora se espere que nunca seja necessário, é precisamente para esse fim que se realizam estas avaliações. O Tenente-general César Paulo Rodrigues, Comandante Operacional dos Açores, reforçou que avaliar, testar e planear o treino operacional das forças sedeadas no arquipélago e das que são projetadas do continente é uma das responsabilidades centrais da sua missão.

O exercício também serviu para demonstrar a capacidade das Forças Armadas em responder a emergências civis. O General Fonseca recordou que durante a passagem do furação Gabrielle pelos Açores, as forças estavam prontas para intervir e apoiar as populações, embora felizmente a catástrofe anunciada não tenha tido a gravidade inicialmente prevista. Salientou que as Forças Armadas realizam anualmente exercícios similares com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, integrando a defesa militar com o apoio a emergências civis.

Os mais altos representantes da região assistiram às manobras, incluindo o Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia. Após as operações, o público teve acesso a uma exposição das capacidades e meios das Forças Armadas no Terminal de Cruzeiros. Bolieiro sublinhou a importância da presença militar no arquipélago, descrevendo as Forças Armadas como verdadeiros parceiros dos Açores que estão sempre onde é preciso. Numa nota de imprensa, o presidente regional destacou a relevância estratégica dos Açores no contexto nacional e europeu, afirmando que o arquipélago acrescenta valor a Portugal e à União Europeia pela sua posição no Atlântico e pelas responsabilidades de segurança e defesa que daí decorrem.

No exercício ficamos conscientes daquilo que correu bem e daquilo que tem de correr melhor nas circunstâncias reais
— General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
As Forças Armadas são verdadeiros parceiros dos Açores. Estão sempre onde é preciso, com dedicação e sentido de missão
— José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores
Contattaci Domande frequenti