PGR defende rejeição de ações contra bloqueio do X no STF

A decisão de uma turma é considerada como sendo do Tribunal inteiro
O argumento central da PGR para rejeitar as ações é que não se pode questionar decisões já deliberadas por um colegiado.
Mark

Por que a PGR acha que essas ações não deveriam nem ser consideradas?

Mimi

Porque, segundo Gonet, uma vez que a 1ª Turma já deliberou sobre algo, você não pode voltar e questionar aquela decisão com uma ADPF. A decisão de uma turma é considerada como sendo do Tribunal inteiro, então o único caminho seria um recurso específico — embargos de divergência — e isso teria de ter sido feito no processo original.

Mark

Mas o Novo quer que o plenário todo julgue. Isso não muda as coisas?

Mimi

Não, segundo a PGR. O argumento é que você não pode contornar as regras processuais só porque quer uma segunda chance com mais ministros. Se a turma decidiu, decidiu. Não há mecanismo legal para isso.

Mark

E quanto à multa de cinquenta mil reais por usar VPN? A OAB tem um ponto ali?

Mimi

A OAB está dizendo que a multa é desproporcional — que atinge pessoas que podem estar apenas tentando acessar suas contas, não necessariamente desafiando a ordem. Mas novamente, a PGR está dizendo que essa questão também não pode ser levantada dessa forma.

Mark

Então se o Supremo concordar com a PGR, o bloqueio fica definitivo?

Mimi

Sim. Não haveria mais recurso, nenhuma porta aberta. A decisão de Moraes, confirmada pela turma, seria final.

Mark

E se não concordar?

Mimi

Então o Supremo teria de decidir se aceita ouvir essas ações — talvez até pelo plenário. Mas isso é um grande "se".

  • O bloqueio total do X no Brasil, decretado por Moraes e referendado por unanimidade pela 1ª Turma, criou uma tensão imediata entre a autoridade judicial e os defensores da liberdade de expressão e acesso à informação.
  • Tanto o partido Novo quanto a OAB correram ao STF com ações distintas, esperando reverter ou ao menos ampliar o debate sobre uma decisão que já havia sido consolidada por cinco ministros.
  • A PGR respondeu com um bloqueio processual: ADPF não é o instrumento adequado para contestar atos de turmas já deliberados, e qualquer recurso cabível deveria ter sido feito dentro do processo original.
  • A OAB foi além da suspensão em si, questionando a multa de cinquenta mil reais imposta a quem usasse VPN para acessar o X — medida descrita como 'desarrazoada e desproporcional' pelo presidente Beto Simonetti.
  • O STF agora decide: acolher o argumento da PGR e encerrar as ações, ou abrir caminho para um julgamento mais amplo — possivelmente diante do plenário completo da Corte.

No centro de uma disputa sobre os limites do poder judicial e da liberdade digital, a Procuradoria Geral da República interpôs um argumento de ordem processual que pode encerrar, antes mesmo de começar, o debate sobre o bloqueio do X no Brasil. Paulo Gonet Branco sustenta que o Supremo Tribunal Federal não pode rever, por meio de ADPF, decisões já deliberadas por suas próprias turmas — como se o Tribunal, ao decidir em colegiado, falasse com uma só voz que não admite eco contrário. O destino do bloqueio, imposto por Alexandre de Moraes em 30 de agosto e confirmado por unanimidade pela 1ª Turma, depende agora de saber se a Corte reconhece nas ações do Novo e da OAB um caminho legítimo ou apenas um beco sem saída jurídica.

A Procuradoria Geral da República entrou na disputa sobre o bloqueio do X no Brasil com um argumento processual direto: o STF não deveria sequer considerar as ações apresentadas pelo partido Novo e pela OAB. O procurador-geral Paulo Gonet Branco sustentou que reclamações contra decisões já deliberadas por um colegiado da Corte simplesmente não são admissíveis — quando uma turma decide, aquela decisão é juridicamente atribuída ao Tribunal em sua inteireza, e não cabe impugná-la por mecanismo diverso dos recursos previstos em lei.

O pano de fundo é conhecido: em 30 de agosto, Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio total do X no Brasil, decisão confirmada por unanimidade pela 1ª Turma — composta por Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Diante disso, Novo e OAB apresentaram ADPFs separadas esperando reverter ou revisar o que havia sido decidido. Gonet, porém, argumentou que o caminho correto seria embargos de divergência no processo original, não uma ação nova e autônoma.

As pretensões dos dois eram distintas. O Novo pediu que o caso fosse ao plenário completo e que os cinco ministros da 1ª Turma fossem automaticamente impedidos de participar de novo julgamento. A OAB, além de questionar a suspensão, atacou a multa de cinquenta mil reais imposta a quem usasse VPN para acessar o X — medida que o presidente Beto Simonetti classificou como 'desarrazoada e desproporcional'. Ambas as entidades também pediram que suas ações fossem julgadas em conjunto pelo plenário.

Agora cabe ao Supremo decidir: se acolher o argumento da PGR, as ações serão rejeitadas e o bloqueio permanecerá definitivo. Se não acolher, o caso pode ganhar nova vida — talvez diante de um colegiado maior, com argumentos revistos e um debate mais amplo sobre os limites do poder de suspender plataformas digitais no país.

A Procuradoria Geral da República entrou na disputa sobre o bloqueio do X no Brasil com um argumento processual direto: o Supremo Tribunal Federal não deveria nem considerar as ações apresentadas pelo partido Novo e pela Ordem dos Advogados do Brasil. O procurador-geral Paulo Gonet Branco sustentou que reclamações contra decisões já deliberadas por um colegiado da Corte simplesmente não são admissíveis sob a lei.

O contexto é este: em 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio total do X no Brasil. Dias depois, a 1ª Turma do Supremo — composta por Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux — confirmou a decisão por unanimidade. Tanto o Novo quanto a OAB então apresentaram ações questionando essa suspensão, esperando reverter ou ao menos revisar o que havia sido decidido.

Mas Gonet argumentou que o caminho escolhido pelos dois não era o correto. Segundo ele, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental — a ADPF que ambos apresentaram — não cabe contra atos decisórios de ministros ou turmas que já foram deliberados. Se houvesse recurso a ser feito, teria de ser embargos de divergência, e isso deveria ter acontecido no processo original sobre o X, não em uma ação nova e separada. "Não cabe reclamação contra atos decisórios dos ministros ou das Turmas que integram esta Corte Suprema", afirmou o documento da PGR, "dado que tais decisões são juridicamente imputados à autoria do próprio Tribunal em sua inteireza."

A lógica por trás disso é que quando uma turma decide algo, aquela decisão é considerada como vindo do Tribunal inteiro. Portanto, não faz sentido tentar impugná-la por meio de um mecanismo que não seja um recurso previsto em lei. Uma vez que não há mais recurso disponível, Gonet argumentou, a decisão do Supremo se torna definitiva e suficiente para expressar a posição da Corte.

O Novo, porém, tinha um pedido adicional: que o caso fosse analisado pelo plenário inteiro da Corte, não apenas pela turma. O partido também pediu que os cinco ministros que compõem a 1ª Turma fossem automaticamente impedidos de participar de qualquer novo julgamento. Já a OAB focou em um aspecto diferente: questionou a multa de cinquenta mil reais imposta a quem usasse VPN para acessar o X no Brasil. Segundo o documento assinado por Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, essa medida era "desarrazoada e desproporcional, com potencial de atingir um número indeterminado de pessoas".

A OAB também apresentou uma segunda solicitação pedindo que os onze ministros do plenário analisassem a questão. O Novo, por sua vez, pediu que as ações do partido e da OAB fossem julgadas em conjunto. Agora, a bola está no campo do Supremo: se aceitar o argumento da PGR, as ações serão rejeitadas e o bloqueio permanecerá em vigor. Se não aceitar, o caso pode ganhar vida nova — possivelmente diante de um colegiado maior ou com argumentos revistos.

Não cabe reclamação contra atos decisórios dos ministros ou das Turmas que integram esta Corte Suprema, dado que tais decisões são juridicamente imputados à autoria do próprio Tribunal em sua inteireza
— Paulo Gonet Branco, procurador-geral da República
A medida de Moraes foi desarrazoada e desproporcional, com potencial de atingir um número indeterminado de pessoas
— Beto Simonetti, presidente nacional da OAB
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Poder360 ↗
Kontakt FAQ