Ibovespa supera 209 mil pontos com otimismo eleitoral; dólar cai abaixo de R$ 5

O mercado ignora a inflação e aposta em um futuro diferente
Enquanto o IPCA acelerava em setembro, investidores focavam na pesquisa eleitoral e na promessa de ajuste fiscal.
Mark

Por que o mercado reagiu tão forte a uma pesquisa que tecnicamente mostra um empate?

Mimi

Porque não é bem um empate. Flávio está à frente, e isso importa. Mas mais do que o número em si, a pesquisa valida uma aposta que os investidores já faziam: a possibilidade real de alternância de poder.

Luke

Espera. Margem de erro de dois pontos. Flávio tem 49%, Lula tem 45%. Isso é tecnicamente empatado, certo?

Mimi

Sim, tecnicamente. Mas considerando apenas votos válidos, Flávio chega a 52% contra 48%. É uma vantagem que o mercado vê como significativa.

Mark

E por que isso importa tanto para os investidores?

Mimi

Porque Flávio representa, na visão do mercado, a promessa de controlar a dívida federal e fazer ajuste fiscal. Lula, na ótica deles, deixou a dívida crescer. Menos dívida significa menos inflação e juros mais baixos.

Luke

Mas a inflação acelerou em setembro. O IPCA subiu 0,82%. Por que o mercado ignorou isso?

Mimi

Porque o otimismo eleitoral foi mais forte. Os investidores estão apostando em um futuro diferente, não no presente.

Mark

Então o mercado está precificando esperança?

Mimi

Está precificando uma mudança de governo que, na sua visão, trará políticas fiscais mais rigorosas. É uma aposta, mas é uma aposta que faz sentido para quem acredita que a dívida é o problema central.

Luke

E se Lula vencer? Ou se Flávio vencer mas não conseguir fazer o ajuste fiscal que promete?

Mimi

Aí o mercado terá que recalibrar. Por enquanto, está operando com o cenário que acha mais provável e mais favorável.

  • A pesquisa Datafolha com 49% para Flávio Bolsonaro contra 45% de Lula acendeu uma euforia imediata nos pregões, transformando uma margem estatística em combustível para recordes.
  • O Ibovespa tocou 209.661 pontos no pico intradiário e o dólar fechou em R$ 4,99, enquanto bolsas americanas também subiam em sintonia com o otimismo brasileiro.
  • O IPCA de setembro acelerou para 0,82% — com alta em todos os nove grupos pesquisados —, mas o dado foi amplamente ignorado pelo mercado diante da narrativa eleitoral dominante.
  • Analistas alertam que o entusiasmo precisa migrar das pesquisas para questões concretas: quem comandará a equipe econômica e se as propostas fiscais de um eventual novo governo são de fato viáveis.
  • A indefinição sobre o futuro ministro da Economia e a possibilidade de um governo de coalizão mantêm o mercado em estado de atenção seletiva — celebrando o provável, mas ainda sem certeza sobre o real.

Nos mercados financeiros, as expectativas sobre o futuro político de uma nação costumam mover mais capital do que qualquer dado econômico do presente. Nesta sexta-feira, uma pesquisa eleitoral que colocava Flávio Bolsonaro numericamente à frente de Lula no segundo turno foi suficiente para levar o Ibovespa a um novo recorde intradiário e derrubar o dólar abaixo de R$ 5 — enquanto a aceleração da inflação em setembro era deixada de lado, como se o futuro imaginado pesasse mais do que o presente medido.

A bolsa brasileira encerrou a sexta-feira em clima de euforia. O Ibovespa renovou seu recorde intradiário ao tocar 209.661 pontos, fechando com alta de 1,1%, enquanto o dólar comercial recuava 0,7% para R$ 4,99 — abaixo da barreira simbólica de R$ 5. Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq também operavam em alta, em sintonia com o otimismo que transbordava do Brasil.

A força motriz era uma só: o Datafolha divulgou a primeira pesquisa do segundo turno presidencial, mostrando Flávio Bolsonaro (PL) com 49% das intenções de voto contra 45% de Lula (PT). Tecnicamente empatados dentro da margem de erro, os números eram suficientes para o mercado interpretar como validação de sua aposta favorita — a alternância de poder, com promessa de ajuste fiscal, menor crescimento da dívida e juros mais baixos no horizonte. Considerando apenas votos válidos, Bolsonaro chegava a 52% contra 48% de Lula.

Um dado relevante foi deixado em segundo plano: o IPCA de setembro subiu 0,82%, revertendo a deflação de agosto e registrando alta simultânea em todos os nove grupos pesquisados. Para economistas como Felipe Rodrigo de Oliveira, da MAG Investimentos, o número sinalizava que uma flexibilização monetária relevante no curto prazo seguia improvável. O mercado, porém, preferiu não ouvir.

A Monte Bravo Investimentos reconhecia o cenário construtivo, mas pedia seletividade após a forte valorização da semana. O relatório da casa alertava que o foco deveria migrar das alianças eleitorais para a composição da equipe econômica e a viabilidade das propostas fiscais — especialmente em um eventual governo de coalizão. Ainda sem definição sobre quem ocuparia o Ministério da Economia, e com outras pesquisas — AtlasIntel, Ipespe e Vox — sendo monitoradas para confirmar a tendência, o que o mercado precificava naquele pregão era menos um resultado e mais uma esperança de novo modelo para o país.

A bolsa brasileira fechou a sexta-feira em euforia, com o Ibovespa tocando a marca de 209.661 pontos no pico intradiário — um novo recorde durante o pregão — enquanto o dólar recuava abaixo de R$ 5. O movimento refletia uma única força dominante: a primeira pesquisa do Datafolha para o segundo turno presidencial, que mostrava o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 49% das intenções de voto contra 45% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, os candidatos deixavam em aberto um cenário que o mercado financeiro há semanas precificava como seu melhor resultado possível.

Por volta das 16h20, o índice principal da bolsa brasileira avançava 1,1%, aos 208.493 pontos. O dólar comercial caía 0,7%, fechando em R$ 4,99. Nos Estados Unidos, os mercados também operavam em alta: o Dow Jones subia 1%, o S&P 500 ganhava 0,7% e o Nasdaq avançava 0,8%. A sincronia dos movimentos revelava que o otimismo com a possibilidade de alternância de poder no Brasil ecoava além das fronteiras.

O que explicava essa reação tão forte? Para os investidores, uma vitória de Flávio Bolsonaro representava a promessa de interrupção no crescimento da dívida federal e um ajuste fiscal nas contas públicas. Saía de cena um governo que, na visão do mercado, havia permitido que a dívida subisse continuamente; entrava um cenário de menor risco fiscal, menos inflação e juros mais baixos. A pesquisa do Datafolha, ao colocar Bolsonaro à frente, validava essa aposta. Considerando apenas os votos válidos, Flávio chegava a 52% contra 48% de Lula. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, e havia 1% de indecisos. A rejeição também era próxima: 46% não votariam em Lula, enquanto 43% rejeitavam Flávio.

Mas havia um detalhe que o mercado escolheu ignorar naquele dia: o IPCA, o índice de inflação oficial, havia acelerado. Em setembro, subiu 0,82%, segundo o IBGE — uma reversão após a deflação de 0,32% registrada em agosto. O resultado mostrava que a inflação seguia resistente, com alta simultânea em todos os nove grupos pesquisados pelo instituto. Para Felipe Rodrigo de Oliveira, economista-chefe da MAG Investimentos, o número reforçava um cenário menos favorável para uma flexibilização relevante da política monetária no curto prazo. O dado, porém, foi ofuscado pelo otimismo eleitoral.

A Monte Bravo Investimentos reconhecia que o cenário base permanecia construtivo para os ativos brasileiros, mas recomendava maior seletividade diante da forte valorização da semana. A casa apontava que o foco dos investidores deveria migrar progressivamente das alianças eleitorais para questões mais concretas: a composição da equipe econômica e a viabilidade das propostas fiscais. "A formação de um eventual governo de coalizão será particularmente importante para avaliar a capacidade de implementação das reformas e a trajetória da dívida pública", dizia o relatório.

Na Economia, ainda não havia definição sobre quem seria o chefe da pasta. Segundo apuração do Valor, havia entendimento de que não seria recriado um "superministério" como o que Paulo Guedes ocupou na gestão de Jair Bolsonaro. O mercado também monitorava outras pesquisas divulgadas na sexta-feira — AtlasIntel, Ipespe e Vox — buscando confirmar a tendência apontada pelo Datafolha. O que estava em jogo era mais do que um resultado eleitoral: era a precificação de um novo modelo de gestão fiscal e monetária para o país.

A formação de um eventual governo de coalizão será particularmente importante para avaliar a capacidade de implementação das reformas e a trajetória da dívida pública
— Monte Bravo Investimentos
O resultado reforça um cenário de inflação ainda resistente e menos favorável para uma flexibilização relevante da política monetária no curto prazo
— Felipe Rodrigo de Oliveira, economista-chefe da MAG Investimentos
Contact Us FAQ