Quando o apito final soou em Buenos Aires e a Argentina caiu diante da Espanha, o luto coletivo de uma nação encontrou um alvo: estudantes brasileiros que ousaram comemorar nas redes sociais. O que começou como rivalidade esportiva — tão antiga quanto as duas seleções — rapidamente se converteu em campanha organizada de assédio digital, com endereços expostos, ameaças de morte e racismo explícito circulando livremente em plataformas que cruzam fronteiras, mas cujas leis não cruzam. Jovens que foram à Argentina em busca de formação descobriram que sua alegria futebolística tinha um preço que ne
Estudantes brasileiros sofrem ameaças de morte na Argentina após derrota na Copa
Antes era 'respeitem a Papá', agora é comentário de 'macaco'
Por que a derrota em um jogo de futebol escalou para ameaças de morte contra estudantes?
Porque a rivalidade já estava lá. O que mudou foi que a frustração encontrou um alvo — pessoas que podiam ser identificadas, localizadas, expostas. E uma narrativa pronta: que brasileiros são ingratos, que não deveriam estar lá.
O comentarista de TV teve papel importante nisso?
Ele legitimou a narrativa. Quando alguém na televisão aberta diz que estudantes estrangeiros são ingratos, enquanto mostra seus rostos e contas, está dizendo ao público: vocês têm razão em estar furiosos. Está transformando raiva em ação.
Por que os estudantes não denunciaram à polícia?
Porque sabem que a lei argentina não vai protegê-los da forma que a lei brasileira protegeria. Uma ameaça de morte aqui é um problema civil, não criminal. Não há inafiançabilidade, não há prisão garantida. Por que gastar energia em algo que não vai resultar em proteção real?
Isso significa que a xenofobia é legal na Argentina?
Não é legal, mas é menos punida. A discriminação é regulada, mas as consequências são leves comparadas ao Brasil. E quando as consequências são leves, o comportamento continua.
O que muda agora para esses estudantes?
Eles vivem com medo. Alguns vão embora. Outros ficam mas mudam como se movem pela cidade. E a próxima vez que um brasileiro comemorar algo em público, vai pensar duas vezes.
Der Puls
- A derrota argentina na final da Copa do Mundo para a Espanha funcionou como gatilho para uma campanha coordenada de ódio contra estudantes brasileiros em Buenos Aires.
- Comentaristas de televisão exibiram fotos e perfis de jovens brasileiros ao vivo, alimentando a narrativa de que eram 'ingratos' por estudar no país e torcer contra ele.
- Ameaças de morte, fotos de armas de fogo e endereços residenciais circularam em tendências no X, enquanto emojis racistas marcavam os perfis dos estudantes expostos.
- Menores de idade estão entre os atingidos, e ao menos uma estudante relatou que seus pais, que a visitavam, cogitaram cancelar a viagem de volta para não deixá-la sozinha.
- A proteção legal é assimétrica: o racismo praticado seria crime com pena de até cinco anos no Brasil, mas na Argentina a legislação antidiscriminação prevê apenas reparação civil.
- Sem queixas formalizadas e com endereços ainda circulando online, os estudantes permanecem em estado de medo — vivendo em um país onde a lei ainda não alcança o que lhes foi feito.
Quando o apito final soou em Buenos Aires e a Argentina caiu diante da Espanha, o luto coletivo de uma nação encontrou um alvo: estudantes brasileiros que ousaram comemorar nas redes sociais. O que começou como rivalidade esportiva — tão antiga quanto as duas seleções — rapidamente se converteu em campanha organizada de assédio digital, com endereços expostos, ameaças de morte e racismo explícito circulando livremente em plataformas que cruzam fronteiras, mas cujas leis não cruzam. Jovens que foram à Argentina em busca de formação descobriram que sua alegria futebolística tinha um preço que nenhuma lei argentina, por ora, consegue cobrar.
A derrota da Argentina para a Espanha na final da Copa do Mundo, no domingo 19 de julho, não ficou nos estádios. Estudantes brasileiros que comemoraram o resultado nas redes sociais rapidamente se tornaram alvo de uma campanha de assédio digital: ameaças de morte, exposição de endereços pessoais e comentários racistas com emojis de macacos inundaram plataformas como o X, transformando o que seria uma celebração esportiva em algo muito mais sombrio.
Um comentarista da CrônicaTV contribuiu para o clima ao exibir fotos e contas de jovens brasileiros na televisão aberta, dizendo que eles 'vêm estudar de graça e são ingratos'. A frase catalisou um ressentimento que já existia, e tendências se formaram para expor dados de quem havia manifestado apoio à Espanha ou feito piadas com a derrota argentina.
Lays Bressane, paulistana de 23 anos que vive em Buenos Aires há quatro anos, recebeu mensagens que escalavam de ameaça em ameaça — incluindo uma descrevendo agressão física com martelo e outra com foto de arma de fogo. Ela havia postado apenas que estava de 'mufa' durante o jogo. Seus pais, que a visitavam, consideraram mudar as passagens para ficar com ela. 'Eu tô com medo', disse.
Fernando Seabra, pernambucano de 31 anos que estuda medicina na Fundação H. Barceló, descreveu o ambiente como 'caça às bruxas', com grupos estudantis tomados pela palavra 'mono'. Sua faculdade ao menos puniu e expulsou dois monitores por comentários xenófobos — uma exceção num cenário de impunidade generalizada.
O problema legal agrava a vulnerabilidade dos estudantes. A Argentina possui legislação antidiscriminação, mas ela é de natureza civil, focada em reparação individual. No Brasil, a injúria racial é equiparada ao racismo — crime inafiançável com pena de 2 a 5 anos. Os estudantes brasileiros vivem, portanto, num país onde o que sofrem seria crime em casa, mas aqui é apenas uma questão civil. Nenhum deles formalizou queixa na polícia. Seus nomes continuam marcados em tendências. Seus endereços ainda circulam online.
A derrota da Argentina na final da Copa do Mundo para a Espanha, por 1 a 0, no domingo 19 de julho, abriu uma ferida que transbordou para fora dos estádios. Estudantes brasileiros que comemoraram o resultado nas redes sociais descobriram rapidamente que sua alegria tinha um preço alto: ameaças de morte, exposição de endereços pessoais e uma campanha coordenada de assédio digital que transformou plataformas como o X em um espaço de caça.
Um comentarista da CrônicaTV alimentou a narrativa na televisão aberta, exibindo fotos e contas públicas de jovens brasileiros enquanto dizia que "eles vêm pra cá estudar de graça e são ingratos". A frase capturava um ressentimento que já fervia no país, mas que a derrota esportiva catalisou em ação. Tendências se formaram para expor dados pessoais de quem havia manifestado apoio à Espanha ou feito piadas com os resultados argentinos. Os comentários rapidamente desceram para o racismo explícito: emojis de macacos marcavam perfis de estudantes brasileiros, uma manifestação que é crime no Brasil mas que circulava livremente nas redes argentinas.
Lays Bressane, paulistana de 23 anos que estuda em Buenos Aires há quatro anos, recebeu mensagens diretas que escalavam de ameaça para ameaça. "Quando eu te vir na universidade, pode ter certeza que você vai sofrer. Vou bater na sua cabeça com um martelo", dizia uma delas. Logo depois veio a foto de uma arma de fogo com a legenda: "Na Argentina não brincamos". Bressane havia postado que estava de "mufa" durante o jogo, uma brincadeira de torcedor, mas o que começou como futebol se transformou em algo muito mais pesado. Ela lembrou que havia visto comentários racistas durante toda a campanha argentina, especialmente quando o time enfrentou a Jordânia. Seus pais, que estavam visitando-a, agora queriam mudar suas passagens para ficar com ela em Buenos Aires. "Eu tô com medo", disse.
Fernando Seabra, pernambucano de 31 anos que estuda medicina na Fundação H. Barceló — uma instituição conhecida por receber grande contingente de estudantes estrangeiros, especialmente brasileiros — descreveu o clima como "caça às bruxas". Segundo ele, os grupos estudantis foram tomados pela palavra "mono", macaco em espanhol. A situação havia mudado nas últimas semanas, com brasileiros e argentinos se provocando mutuamente, mas a derrota na Copa transformou provocações em agressões. Sua faculdade, ao menos, tomou medidas: puniu e expulsou dois monitores após comentários que podiam ser interpretados como xenófobos. "Antes era 'respeitem a Papá, vocês são apenas visitantes aqui'", disse Seabra. "Agora é comentário de 'macaco'".
Os estudantes não formalizaram queixas na polícia. A Argentina tem a Lei 23.592, que regulamenta discriminação por raça, ideias políticas e orientação sexual, mas a Lei Nacional Antidiscriminação não é criminal — as penas são civis e focadas em reparação individual, exceto em casos que pregam superioridade racial, quando há apenas alguns meses de detenção possível. No Brasil, a injúria racial pode ser equiparada ao racismo, que é inafiançável e prevê pena de 2 a 5 anos de prisão além de multa. A diferença legal deixa os estudantes brasileiros em uma posição vulnerável: em um país onde o que fazem é crime em casa, aqui é apenas uma questão civil.
O que começou como rivalidade futebolística — algo que sempre existiu entre Brasil e Argentina — se transformou em algo que transcende o esporte. Estudantes que vieram para estudar, que pagam suas próprias contas ou recebem bolsas, que vivem vidas ordinárias em Buenos Aires, agora têm medo de sair de casa. Seus endereços circulam online. Seus nomes estão marcados em tendências. E a lei do país onde vivem oferece proteção insuficiente para o que estão enfrentando.
Bemerkenswerte Zitate
Quando eu te vir na universidade, pode ter certeza que você vai sofrer. Vou bater na sua cabeça com um martelo— Mensagem recebida por Lays Bressane, estudante brasileira em Buenos Aires
Eu tô com medo. Meus pais estavam visitando e estão querendo mudar a passagem pra ficar aqui comigo— Lays Bressane