Em um paradoxo silencioso, o próprio êxito das vacinas tornou-se seu maior obstáculo: ao eliminar da memória coletiva o sofrimento causado por doenças como sarampo e coqueluche, a imunização perdeu urgência aos olhos de muitos. O infectologista Sandoval Carneiro Filho alerta que a queda na cobertura vacinal no Brasil abre brechas para o retorno de males que custaram gerações a controlar — e que 154 milhões de vidas salvas não são garantia de um futuro seguro se a proteção coletiva continuar a se desfazer.
Vacinas salvaram 154 milhões de vidas, mas queda na cobertura preocupa especialistas
Quanto mais eficaz é a vacina, menos a doença fica visível
Por que as pessoas deixaram de se vacinar se as vacinas funcionam tão bem?
Porque funcionam tão bem que ninguém vê mais a doença. Quando você nunca viu alguém com poliomielite, é difícil entender por que precisa se proteger contra ela.
Mas há dados sobre a queda de cobertura? O texto diz que a cobertura caiu, mas não diz quanto ou em quais vacinas.
É verdade. O texto usa a queda como contexto para o alerta, mas não quantifica. Sabemos que há casos de sarampo reaparecendo em São Paulo — 15 casos — mas não sabemos qual era a cobertura vacinal antes e qual é agora.
E os médicos jovens que só conhecem essas doenças em teoria — isso é um problema real para o diagnóstico?
Segundo Sandoval, sim. Se um caso aparecer, pode haver atraso no reconhecimento. Mas novamente, isso é uma preocupação teórica. Não há relato de diagnósticos perdidos ou atrasos documentados.
Exato. O risco é real, a lógica é sólida, mas não há evidência de que isso já aconteceu.
O ponto de Sandoval é preventivo. Ele está alertando antes que o problema se agrave.
E quanto à vacinação em gestantes e pessoas acima de 50 anos — essas recomendações são novas?
Não parecem ser novas. Sandoval está reforçando que essas populações precisam manter a vacinação em dia, mas não há indicação de que isso seja uma mudança recente de orientação.
O texto também menciona que vacinas salvaram 154 milhões de vidas. De onde vem esse número?
Não está claro na reportagem. É mencionado no título e no resumo, mas não há fonte ou contexto para ele.
Então é um número que circula, mas não sabemos exatamente de onde?
Exatamente. Pode ser da OMS, de um estudo específico, de um período específico. Sem fonte, é difícil avaliar.
Mas o ponto não depende do número exato. O ponto é que vacinas salvaram muitas vidas e agora estamos em risco de perder ganhos.
E a vacina contra HIV que Sandoval menciona — há progresso real nessa direção?
Ele a cita como um avanço que gostaria de ver. Não há informação sobre o estado atual da pesquisa.
El Pulso
- São Paulo registrou 15 casos de sarampo — um número pequeno, mas que funciona como sinal de alerta: o vírus está testando as fissuras na proteção coletiva.
- Médicos jovens conhecem difteria e coqueluche apenas pelos livros, criando um risco real de diagnósticos tardios caso surtos ressurjam.
- A desinformação e o esquecimento histórico alimentam a hesitação vacinal, tornando o sucesso das vacinas paradoxalmente o argumento contra elas.
- Grupos vulneráveis — idosos, imunossuprimidos, recém-nascidos — dependem da vacinação alheia para se proteger, pois não podem receber alguns imunizantes.
- A orientação médica é clara: quem perdeu doses não precisa recomeçar do zero, mas deve completar o esquema e buscar orientação profissional quando necessário.
Em um paradoxo silencioso, o próprio êxito das vacinas tornou-se seu maior obstáculo: ao eliminar da memória coletiva o sofrimento causado por doenças como sarampo e coqueluche, a imunização perdeu urgência aos olhos de muitos. O infectologista Sandoval Carneiro Filho alerta que a queda na cobertura vacinal no Brasil abre brechas para o retorno de males que custaram gerações a controlar — e que 154 milhões de vidas salvas não são garantia de um futuro seguro se a proteção coletiva continuar a se desfazer.
O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro Filho observa com crescente preocupação um fenômeno contraditório: as vacinas foram tão eficazes que apagaram da memória coletiva as doenças que combateram. Junto aos antibióticos, os imunizantes estão entre as maiores conquistas da história humana — estima-se que salvaram 154 milhões de vidas. Mas quando uma doença desaparece do cotidiano, a população tende a esquecer que ela ainda existe. E é exatamente aí que mora o perigo.
Difteria, tétano, coqueluche, sarampo e poliomielite marcaram gerações anteriores com sequelas visíveis e mortes evitáveis. Hoje, muitos pais nunca viram nenhum desses casos — e muitos médicos jovens também não, conhecendo essas enfermidades apenas pela teoria. A varíola é a única doença humana completamente erradicada pela vacinação. Todas as demais foram controladas, não eliminadas. E controle depende de cobertura vacinal contínua. Quando ela cai, os vírus encontram brechas. O registro recente de casos de sarampo em São Paulo é um exemplo concreto desse risco.
Sandoval reforça que a vacinação vai muito além da infância. Pessoas acima dos 50 anos precisam de proteção contra herpes-zóster; gestantes podem transferir anticorpos ao bebê por meio de alguns imunizantes; e quem perdeu doses não precisa reiniciar o esquema do zero — basta completar as pendentes com os intervalos adequados. Na rede privada, vacinas contra pneumococo e meningococo também estão disponíveis.
O ponto mais urgente, porém, é coletivo. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação de vírus e bactérias — o que protege inclusive quem não pode se vacinar, como imunossuprimidos e recém-nascidos. Sandoval prefere o termo 'imunidade coletiva' ao popular 'imunidade de rebanho', justamente para ressaltar essa dimensão de solidariedade. Vacinar-se, hoje, é também um ato de cuidado com o outro — especialmente com os mais vulneráveis, que dependem da escolha responsável da maioria.
O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro Filho tem uma preocupação que cresce a cada ano: as doenças que desapareceram da vida cotidiana estão voltando. Não porque as vacinas deixaram de funcionar, mas porque menos gente está tomando-as.
Vacinas salvaram 154 milhões de vidas. Junto com os antibióticos, elas estão entre as intervenções que mais transformaram a história humana. Mas esse sucesso criou um paradoxo incômodo. Quando uma doença desaparece da rotina das famílias, quando ninguém mais vê crianças com poliomielite ou adultos com sequelas de tétano, a população esquece que essas doenças existem. Esquece que são perigosas. Esquece por quê as vacinas importam. "Quanto mais eficaz é a vacina, menos a doença fica visível", explica Sandoval. Difteria, tétano, coqueluche, sarampo, poliomielite — todas foram muito mais presentes no cotidiano das gerações anteriores. Hoje, muitos pais nunca viram ninguém com essas doenças. Muitos médicos jovens também não. Eles as conhecem apenas nos livros.
A varíola é a única doença humana completamente erradicada pela vacinação. Seu vírus existe agora apenas em laboratórios de alta segurança. As demais doenças não foram erradicadas — foram controladas. E controle depende de cobertura vacinal. Quando essa cobertura cai, as doenças voltam a circular. Sarampo e coqueluche exigem atenção permanente. São exemplos claros do risco. Recentemente, São Paulo notificou o 15º caso de sarampo no estado. Não é um número grande, mas é um sinal. É o vírus testando as brechas na proteção coletiva.
A dificuldade é real para os médicos mais jovens. Se um caso de difteria aparecer em um consultório hoje, quantos profissionais reconheceriam os sintomas imediatamente? Quantos saberiam o que fazer? Essas doenças foram controladas pelas vacinas, mas não erradicadas. Se a cobertura vacinal cair, podemos ter a reemergência de surtos. Sandoval é claro sobre isso.
A vacinação não é apenas para crianças. Pessoas acima dos 50 anos precisam de proteção contra herpes-zóster, que pode provocar dor intensa e comprometer a qualidade de vida. Gestantes precisam manter a vacinação em dia — algumas vacinas permitem a transferência de anticorpos para o bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida. Na rede privada, estão disponíveis também vacinas contra pneumococo e meningococo. Quem perdeu o prazo de alguma dose não precisa reiniciar o esquema do zero. A orientação é completar as doses pendentes respeitando os intervalos mínimos recomendados. Se alguém perdeu completamente a carteira de vacinação, deve procurar orientação profissional para avaliar a necessidade de refazer o esquema indicado para sua faixa etária.
Mas o ponto central de Sandoval vai além da proteção individual. Manter a vacinação em dia é uma atitude coletiva. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação de determinados vírus e bactérias. Isso protege também pessoas que não podem receber alguns imunizantes — os muito idosos, os imunossuprimidos, os alérgicos. Sandoval prefere o termo "imunidade coletiva" em vez de "imunidade de rebanho". Quando a maioria se vacina, a circulação do vírus cai drasticamente, protegendo inclusive quem é mais vulnerável.
Os imunizantes passam por um rigoroso processo de avaliação antes de chegar às pessoas. Estudos pré-clínicos, três fases de testes clínicos, liberação regulatória. Depois disso, a segurança continua sendo monitorada. O processo é longo e exigente porque vidas dependem dele.
Olhando para o futuro, Sandoval aponta a vacina contra o HIV como um dos grandes avanços que gostaria de ver desenvolvidos. Um imunizante capaz de prevenir a infecção representaria um marco histórico. Mas enquanto isso não chega, o desafio imediato é manter a cobertura das vacinas que já existem e já funcionam — e convencer uma população que nunca viu essas doenças de que elas ainda importam.
Citas Notables
Vacinar não é uma atitude individual, é uma atitude coletiva. Quando a maioria se vacina, a circulação do vírus cai drasticamente, protegendo inclusive quem é mais vulnerável e não pode tomar a vacina.— Sandoval Carneiro Filho, pediatra e infectologista
Se baixarmos a cobertura vacinal de outras doenças, podemos ter a reemergência de surtos.— Sandoval Carneiro Filho