Vacinas salvaram 154 milhões de vidas, mas queda na cobertura preocupa especialistas

Quanto mais eficaz é a vacina, menos a doença fica visível
O paradoxo que explica por que as pessoas deixaram de se vacinar quando as vacinas funcionam melhor.
Mark

Por que as pessoas deixaram de se vacinar se as vacinas funcionam tão bem?

Mimi

Porque funcionam tão bem que ninguém vê mais a doença. Quando você nunca viu alguém com poliomielite, é difícil entender por que precisa se proteger contra ela.

Luke

Mas há dados sobre a queda de cobertura? O texto diz que a cobertura caiu, mas não diz quanto ou em quais vacinas.

Mimi

É verdade. O texto usa a queda como contexto para o alerta, mas não quantifica. Sabemos que há casos de sarampo reaparecendo em São Paulo — 15 casos — mas não sabemos qual era a cobertura vacinal antes e qual é agora.

Mark

E os médicos jovens que só conhecem essas doenças em teoria — isso é um problema real para o diagnóstico?

Mimi

Segundo Sandoval, sim. Se um caso aparecer, pode haver atraso no reconhecimento. Mas novamente, isso é uma preocupação teórica. Não há relato de diagnósticos perdidos ou atrasos documentados.

Luke

Exato. O risco é real, a lógica é sólida, mas não há evidência de que isso já aconteceu.

Mimi

O ponto de Sandoval é preventivo. Ele está alertando antes que o problema se agrave.

Mark

E quanto à vacinação em gestantes e pessoas acima de 50 anos — essas recomendações são novas?

Mimi

Não parecem ser novas. Sandoval está reforçando que essas populações precisam manter a vacinação em dia, mas não há indicação de que isso seja uma mudança recente de orientação.

Luke

O texto também menciona que vacinas salvaram 154 milhões de vidas. De onde vem esse número?

Mimi

Não está claro na reportagem. É mencionado no título e no resumo, mas não há fonte ou contexto para ele.

Mark

Então é um número que circula, mas não sabemos exatamente de onde?

Luke

Exatamente. Pode ser da OMS, de um estudo específico, de um período específico. Sem fonte, é difícil avaliar.

Mimi

Mas o ponto não depende do número exato. O ponto é que vacinas salvaram muitas vidas e agora estamos em risco de perder ganhos.

Mark

E a vacina contra HIV que Sandoval menciona — há progresso real nessa direção?

Mimi

Ele a cita como um avanço que gostaria de ver. Não há informação sobre o estado atual da pesquisa.

  • São Paulo registrou 15 casos de sarampo — um número pequeno, mas que funciona como sinal de alerta: o vírus está testando as fissuras na proteção coletiva.
  • Médicos jovens conhecem difteria e coqueluche apenas pelos livros, criando um risco real de diagnósticos tardios caso surtos ressurjam.
  • A desinformação e o esquecimento histórico alimentam a hesitação vacinal, tornando o sucesso das vacinas paradoxalmente o argumento contra elas.
  • Grupos vulneráveis — idosos, imunossuprimidos, recém-nascidos — dependem da vacinação alheia para se proteger, pois não podem receber alguns imunizantes.
  • A orientação médica é clara: quem perdeu doses não precisa recomeçar do zero, mas deve completar o esquema e buscar orientação profissional quando necessário.

Em um paradoxo silencioso, o próprio êxito das vacinas tornou-se seu maior obstáculo: ao eliminar da memória coletiva o sofrimento causado por doenças como sarampo e coqueluche, a imunização perdeu urgência aos olhos de muitos. O infectologista Sandoval Carneiro Filho alerta que a queda na cobertura vacinal no Brasil abre brechas para o retorno de males que custaram gerações a controlar — e que 154 milhões de vidas salvas não são garantia de um futuro seguro se a proteção coletiva continuar a se desfazer.

O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro Filho observa com crescente preocupação um fenômeno contraditório: as vacinas foram tão eficazes que apagaram da memória coletiva as doenças que combateram. Junto aos antibióticos, os imunizantes estão entre as maiores conquistas da história humana — estima-se que salvaram 154 milhões de vidas. Mas quando uma doença desaparece do cotidiano, a população tende a esquecer que ela ainda existe. E é exatamente aí que mora o perigo.

Difteria, tétano, coqueluche, sarampo e poliomielite marcaram gerações anteriores com sequelas visíveis e mortes evitáveis. Hoje, muitos pais nunca viram nenhum desses casos — e muitos médicos jovens também não, conhecendo essas enfermidades apenas pela teoria. A varíola é a única doença humana completamente erradicada pela vacinação. Todas as demais foram controladas, não eliminadas. E controle depende de cobertura vacinal contínua. Quando ela cai, os vírus encontram brechas. O registro recente de casos de sarampo em São Paulo é um exemplo concreto desse risco.

Sandoval reforça que a vacinação vai muito além da infância. Pessoas acima dos 50 anos precisam de proteção contra herpes-zóster; gestantes podem transferir anticorpos ao bebê por meio de alguns imunizantes; e quem perdeu doses não precisa reiniciar o esquema do zero — basta completar as pendentes com os intervalos adequados. Na rede privada, vacinas contra pneumococo e meningococo também estão disponíveis.

O ponto mais urgente, porém, é coletivo. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação de vírus e bactérias — o que protege inclusive quem não pode se vacinar, como imunossuprimidos e recém-nascidos. Sandoval prefere o termo 'imunidade coletiva' ao popular 'imunidade de rebanho', justamente para ressaltar essa dimensão de solidariedade. Vacinar-se, hoje, é também um ato de cuidado com o outro — especialmente com os mais vulneráveis, que dependem da escolha responsável da maioria.

O pediatra e infectologista Sandoval Carneiro Filho tem uma preocupação que cresce a cada ano: as doenças que desapareceram da vida cotidiana estão voltando. Não porque as vacinas deixaram de funcionar, mas porque menos gente está tomando-as.

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas. Junto com os antibióticos, elas estão entre as intervenções que mais transformaram a história humana. Mas esse sucesso criou um paradoxo incômodo. Quando uma doença desaparece da rotina das famílias, quando ninguém mais vê crianças com poliomielite ou adultos com sequelas de tétano, a população esquece que essas doenças existem. Esquece que são perigosas. Esquece por quê as vacinas importam. "Quanto mais eficaz é a vacina, menos a doença fica visível", explica Sandoval. Difteria, tétano, coqueluche, sarampo, poliomielite — todas foram muito mais presentes no cotidiano das gerações anteriores. Hoje, muitos pais nunca viram ninguém com essas doenças. Muitos médicos jovens também não. Eles as conhecem apenas nos livros.

A varíola é a única doença humana completamente erradicada pela vacinação. Seu vírus existe agora apenas em laboratórios de alta segurança. As demais doenças não foram erradicadas — foram controladas. E controle depende de cobertura vacinal. Quando essa cobertura cai, as doenças voltam a circular. Sarampo e coqueluche exigem atenção permanente. São exemplos claros do risco. Recentemente, São Paulo notificou o 15º caso de sarampo no estado. Não é um número grande, mas é um sinal. É o vírus testando as brechas na proteção coletiva.

A dificuldade é real para os médicos mais jovens. Se um caso de difteria aparecer em um consultório hoje, quantos profissionais reconheceriam os sintomas imediatamente? Quantos saberiam o que fazer? Essas doenças foram controladas pelas vacinas, mas não erradicadas. Se a cobertura vacinal cair, podemos ter a reemergência de surtos. Sandoval é claro sobre isso.

A vacinação não é apenas para crianças. Pessoas acima dos 50 anos precisam de proteção contra herpes-zóster, que pode provocar dor intensa e comprometer a qualidade de vida. Gestantes precisam manter a vacinação em dia — algumas vacinas permitem a transferência de anticorpos para o bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida. Na rede privada, estão disponíveis também vacinas contra pneumococo e meningococo. Quem perdeu o prazo de alguma dose não precisa reiniciar o esquema do zero. A orientação é completar as doses pendentes respeitando os intervalos mínimos recomendados. Se alguém perdeu completamente a carteira de vacinação, deve procurar orientação profissional para avaliar a necessidade de refazer o esquema indicado para sua faixa etária.

Mas o ponto central de Sandoval vai além da proteção individual. Manter a vacinação em dia é uma atitude coletiva. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação de determinados vírus e bactérias. Isso protege também pessoas que não podem receber alguns imunizantes — os muito idosos, os imunossuprimidos, os alérgicos. Sandoval prefere o termo "imunidade coletiva" em vez de "imunidade de rebanho". Quando a maioria se vacina, a circulação do vírus cai drasticamente, protegendo inclusive quem é mais vulnerável.

Os imunizantes passam por um rigoroso processo de avaliação antes de chegar às pessoas. Estudos pré-clínicos, três fases de testes clínicos, liberação regulatória. Depois disso, a segurança continua sendo monitorada. O processo é longo e exigente porque vidas dependem dele.

Olhando para o futuro, Sandoval aponta a vacina contra o HIV como um dos grandes avanços que gostaria de ver desenvolvidos. Um imunizante capaz de prevenir a infecção representaria um marco histórico. Mas enquanto isso não chega, o desafio imediato é manter a cobertura das vacinas que já existem e já funcionam — e convencer uma população que nunca viu essas doenças de que elas ainda importam.

Vacinar não é uma atitude individual, é uma atitude coletiva. Quando a maioria se vacina, a circulação do vírus cai drasticamente, protegendo inclusive quem é mais vulnerável e não pode tomar a vacina.
— Sandoval Carneiro Filho, pediatra e infectologista
Se baixarmos a cobertura vacinal de outras doenças, podemos ter a reemergência de surtos.
— Sandoval Carneiro Filho
Quieres la nota completa? Lee el original en G1 ↗
Contáctanos FAQ