Quando as instituições do Estado fornecem dados incorretos umas às outras, o erro não fica confinado aos gabinetes — propaga-se até ao Parlamento e alimenta controvérsias que minam a confiança pública. Foi o que aconteceu com a Polícia Judiciária, que esta semana reconheceu ter transmitido ao Ministério da Justiça informações erradas sobre o orçamento de 144 mil euros destinado à destruição de químicos da Operação Pacoba: o valor cobria centenas de bidões apreendidos ao longo de toda a investigação, e não apenas os 62 do atrelado que esteve nas instalações da Construbarcelos. O equívoco, já us
PJ forneceu informações erradas sobre orçamento de destruição de químicos da Operação Pacoba
Muito mais material do que o que estava no atrelado
Como é que um orçamento de 144 mil euros pode ser tão diferente do que se pensava que era?
Porque a PJ estava a contar centenas de bidões apreendidos em toda a operação, não apenas os 62 que estavam no atrelado. A escala era completamente diferente.
Mas ninguém viu o orçamento detalhado ainda. Sabemos que cobre mais material, mas não sabemos exatamente quanto material ou como está discriminado.
Porque é que a ministra da Justiça recebeu informações erradas?
A PJ forneceu dados incorretos ao seu gabinete, que depois usou essas informações para responder ao Parlamento. O erro foi detetado apenas esta semana.
A ministra diz que ninguém mentiu, apenas que houve uma "nuance" — mas é um erro bastante grande para passar despercebido durante semanas.
O que é que isto diz sobre como a PJ gere este tipo de operações?
É a primeira vez que enfrentam destruição de químicos usados em produção de droga em larga escala. Antes disso, lidavam com cocaína ou bens contrafeitos. A dimensão foi diferente.
Verdade, mas isso não explica porque é que a informação não foi verificada antes de ser enviada ao Ministério. Alguém deveria ter confirmado os números.
E o atrelado que acabou na Construbarcelos — como é que isso se relaciona com tudo isto?
Era uma solução provisória. Estava num armazém da Marinha e teve de ser retirado, por isso um empreiteiro ofereceu-se para o guardar. Luís Neves chamou-lhe um "ato de boa gestão".
Mas a questão é: porque é que os químicos não foram destruídos logo, conforme a ordem judicial? O orçamento foi a justificação dada, mas agora sabemos que o orçamento estava incompleto.
Der Puls
- A PJ admitiu esta semana ter fornecido dados incorretos ao Ministério da Justiça, desencadeando uma crise de credibilidade institucional com ramificações parlamentares.
- As informações erradas já tinham sido usadas nas respostas oficiais enviadas ao grupo parlamentar do Chega, tornando pública uma contradição que envolve a ministra Rita Alarcão Júdice e o ministro Luís Neves.
- O orçamento de 144 mil euros, inicialmente associado apenas aos 62 bidões do atrelado, cobre na verdade centenas de bidões apreendidos na Operação Pacoba de dezembro de 2024 — uma diferença de escala que explica o valor e altera toda a narrativa.
- A decisão de guardar o atrelado nas instalações do empreiteiro João Carvalho, descrita por Luís Neves como 'ato de boa gestão', permanece no centro da polémica sobre a cadeia de custódia dos químicos.
- O Observador pediu o orçamento discriminado à PJ, mas o documento não foi disponibilizado, deixando por responder como será garantida a destruição adequada de todo o material apreendido.
Quando as instituições do Estado fornecem dados incorretos umas às outras, o erro não fica confinado aos gabinetes — propaga-se até ao Parlamento e alimenta controvérsias que minam a confiança pública. Foi o que aconteceu com a Polícia Judiciária, que esta semana reconheceu ter transmitido ao Ministério da Justiça informações erradas sobre o orçamento de 144 mil euros destinado à destruição de químicos da Operação Pacoba: o valor cobria centenas de bidões apreendidos ao longo de toda a investigação, e não apenas os 62 do atrelado que esteve nas instalações da Construbarcelos. O equívoco, já usado em respostas oficiais ao Chega, levanta perguntas que vão além do número de bidões — sobre como o erro foi possível e quem responde por ele.
A Polícia Judiciária reconheceu esta semana um erro grave: as informações que havia transmitido ao Ministério da Justiça sobre o orçamento de 144 mil euros para destruição de produtos químicos da Operação Pacoba estavam erradas. O valor não se referia apenas aos 62 bidões guardados no atrelado que acabou nas instalações da Construbarcelos, em Barcelos, mas a centenas de bidões apreendidos ao longo de toda a investigação, realizada em dezembro de 2024.
As consequências foram imediatas e políticas. As informações incorretas foram usadas pelo Ministério da Justiça nas respostas enviadas ao Chega na quinta-feira, gerando uma polémica que envolveu a ministra Rita Alarcão Júdice, o ministro da Administração Interna Luís Neves e o Parlamento. A ministra assumiu o desagrado com a situação, explicando que o orçamento cobria de facto material exclusivo da Operação Pacoba, mas em quantidade muito superior ao que havia sido comunicado inicialmente.
Os 62 bidões — com capacidade para 200 litros cada, contendo acetato de etilo e hexano usados na produção de droga — representam apenas uma fração do total apreendido. A dimensão do orçamento foi precisamente o argumento usado por Luís Neves para justificar o incumprimento da ordem judicial de destruição: a PJ nunca havia enfrentado necessidades desta escala para químicos de produção de droga, estando habituada a alocar verbas para cocaína ou bens contrafeitos.
O atrelado com os bidões estava num armazém da Marinha no Seixal e teve de ser retirado. O empreiteiro João Carvalho disponibilizou-se para o guardar nas suas instalações — solução que Luís Neves descreveu como um 'ato de boa gestão', apresentada pelo diretor financeiro da PJ, Álvaro Pires. Esta decisão tornou-se o epicentro da controvérsia.
As comparações com valores mais baixos que circularam em agosto baseavam-se apenas nos 62 bidões do atrelado, não no universo total do material. O Observador solicitou à PJ o orçamento discriminado, mas o documento não foi ainda entregue. Ficam por responder as questões sobre como o erro foi cometido e de que forma será assegurada a destruição de todo o material químico apreendido.
A Polícia Judiciária descobriu esta semana um erro grave nas informações que havia fornecido ao Ministério da Justiça. O orçamento de 144 mil euros apresentado para a destruição de produtos químicos apreendidos na Operação Pacoba não se referia apenas aos 62 bidões guardados no atrelado que terminou nas instalações da Construbarcelos, em Barcelos. Envolvia, na verdade, centenas de bidões apreendidos ao longo de toda a investigação. A confusão teve consequências políticas imediatas: as informações incorretas foram usadas pelo Ministério da Justiça nas respostas enviadas na quinta-feira às perguntas do grupo parlamentar do Chega, gerando uma polémica que se estendeu entre o Ministério da Justiça, o ministro da Administração Interna Luís Neves, e o Parlamento.
A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, assumiu o desagrado com a situação esta quarta-feira, reconhecendo que o orçamento era de facto para a destruição exclusiva de produtos químicos da Operação Pacoba, mas que a quantidade de material envolvido era muito superior ao que havia sido inicialmente comunicado. "O orçamento que foi apresentado tem uma quantidade de equipamento e material para ser destruído", explicou, sublinhando que aguardava confirmação de que todos os itens pertenciam apenas ao processo Pacoba. A ministra identificou a origem do problema: havia muito mais material apreendido na operação do que apenas o que estava guardado no atrelado, e essa diferença de escala terá estado na base da informação errada recebida da PJ.
Os 62 bidões com capacidade para 200 litros continham acetato de etilo e hexano — químicos utilizados na produção de droga — e foram recuperados em julho pela PJ das instalações da Construbarcelos. Representam, porém, apenas uma pequena fração do material químico total apreendido na Operação Pacoba, que decorreu em dezembro de 2024. Esta foi a primeira grande investigação da PJ que enfrentou necessidades específicas para destruição de químicos usados em produção de droga, uma vez que até então a instituição estava habituada a alocar verbas para destruição de cocaína ou bens contrafeitos. A dimensão do valor do orçamento naquele momento foi a justificação apresentada por Luís Neves para explicar o incumprimento da ordem judicial de destruição dos produtos químicos apreendidos.
O atrelado com os bidões estava guardado num armazém da Marinha no Seixal e teve de ser retirado daquele local. O empreiteiro João Carvalho disponibilizou-se para guardar o atrelado nas instalações da sua empresa, uma solução que Luís Neves descreveu como um "ato de boa gestão". De acordo com o ministro, o diretor financeiro da PJ, Álvaro Pires, apresentou-lhe o problema e a solução de entrega provisória a João Carvalho, que ele acabou por aceitar. Esta decisão tornou-se central na controvérsia que se desenvolveu em torno da gestão dos químicos apreendidos.
As informações que surgiram em agosto sobre valores muito inferiores que poderiam ser praticados por empresas especializadas para destruição dos bidões baseavam-se apenas no cálculo dos 62 bidões do atrelado, não do material total. O Observador solicitou à PJ a entrega do orçamento de 144 mil euros, que deverá conter a discriminação de quantidades e valores, mas o documento ainda não foi disponibilizado. A retificação da PJ esta semana encerra uma sequência de contradições públicas que envolveu o Ministério da Justiça, a administração interna e o Parlamento, deixando em aberto questões sobre como o erro foi cometido e como será garantida a destruição adequada de todo o material químico apreendido.
Bemerkenswerte Zitate
Há uma nuance: é muito mais material apreendido na operação do que o material que estava no atrelado, e daí imagino tenha estado na origem da informação errada que recebi da Polícia Judiciária— Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça
Uma solução que acabou por aceitar e que descreveu como um ato de boa gestão— Luís Neves, ministro da Administração Interna, sobre a entrega provisória do atrelado a João Carvalho