No litoral entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, a Petrobras aguarda uma decisão que vai muito além de um poço de petróleo: trata-se de saber se o Brasil escolherá a riqueza imediata do subsolo ou a integridade de um compromisso ambiental que o país projeta para o mundo. A presidente da estatal prometeu ao presidente Lula segurança total na operação, enquanto o governo federal pressiona abertamente o Ibama a conceder a licença para perfuração na Bacia da Foz do Amazonas. O que se decide nos próximos meses moldará não apenas a política energética brasileira, mas também a credibilidade do país
Petrobras promete segurança na Margem Equatorial se obtiver licença do Ibama
Pode ficar tranquilo em relação a isso, presidente
Por que o governo está pressionando tanto pela aprovação dessa licença agora?
Porque a Guiana está ficando rica com petróleo na região, e o Brasil vê recursos próprios parados. Há também uma questão de soberania — o governo quer mostrar que o Brasil não fica para trás.
Mas o Ibama disse não em novembro. O que mudou?
A Petrobras apresentou medidas adicionais de segurança — centros de reabilitação, embarcações, aeronaves. Mas a pressão política também aumentou. Lula está pessoalmente envolvido, o que muda o peso da decisão.
Magda Chambriard prometeu segurança. Ela pode garantir isso?
Ela está dizendo que tem a infraestrutura. Mas uma promessa feita em um evento com o presidente é diferente de uma garantia técnica. O Ibama terá que avaliar se é suficiente.
E se der errado? Se houver um vazamento?
Aí a Petrobras teria que ativar todo esse aparato de emergência que está prometendo. Mas um acidente em uma região tão sensível — perto da foz do Amazonas — teria consequências políticas e ambientais enormes.
Então Marina Silva vai aprovar?
Lula disse que ela é inteligente demais para ser contra. Mas inteligência também significa entender os riscos. A decisão final é do Ibama, não do presidente.
Il Polso
- O governo Lula pressiona publicamente o Ibama a aprovar a licença, e o próprio presidente chegou a comprometer-se com o Congresso pela aprovação — sinalizando que a decisão técnica corre o risco de se tornar política.
- O Ibama emitiu parecer desfavorável em novembro, e a tensão entre o órgão ambiental e o Executivo expõe uma fissura profunda dentro do próprio governo sobre os limites do desenvolvimento.
- A Petrobras respondeu ao parecer negativo com um pacote de medidas — embarcações de contenção, aeronaves de resgate, centro de reabilitação da fauna — numa tentativa de transformar objeções técnicas em garantias concretas.
- O ministro de Minas e Energia invoca o exemplo da Guiana, cujo PIB cresceu 50% com o petróleo, e aponta R$ 350 bilhões em investimentos paralisados, elevando a pressão econômica sobre a decisão.
- A promessa de Magda Chambriard ao presidente — 'pode ficar tranquilo' — revela que a disputa já saiu do campo regulatório e entrou no da confiança política, onde os riscos são mais difíceis de mensurar.
No litoral entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, a Petrobras aguarda uma decisão que vai muito além de um poço de petróleo: trata-se de saber se o Brasil escolherá a riqueza imediata do subsolo ou a integridade de um compromisso ambiental que o país projeta para o mundo. A presidente da estatal prometeu ao presidente Lula segurança total na operação, enquanto o governo federal pressiona abertamente o Ibama a conceder a licença para perfuração na Bacia da Foz do Amazonas. O que se decide nos próximos meses moldará não apenas a política energética brasileira, mas também a credibilidade do país como protagonista da transição climática global.
Na segunda-feira, em Angra dos Reis, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, dirigiu-se diretamente ao presidente Lula com uma promessa: se a estatal obtiver a licença do Ibama, a exploração na Margem Equatorial será conduzida com segurança total. A declaração soou como resposta a meses de pressão do governo federal pela aprovação do projeto de perfuração na Bacia da Foz do Amazonas — um poço a quase três mil metros de profundidade, a 175 quilômetros da costa do Amapá.
Para sustentar a promessa, Chambriard listou o aparato da companhia: centros de defesa ambiental em 14 estados, 19 bases operacionais e uma parceria com a Nasa para situações de emergência. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou o argumento econômico: o PIB da Guiana cresceu 50% em um ano graças ao petróleo, e mais de R$ 350 bilhões em investimentos aguardam aprovação no Brasil. 'Defender a Petrobras é defender o Brasil', afirmou.
O caminho até a licença, porém, está longe de ser simples. Em novembro, técnicos do Ibama emitiram parecer desfavorável, exigindo esclarecimentos adicionais. A Petrobras respondeu com novas medidas: seis embarcações para contenção de óleo, três aeronaves de monitoramento e resgate, e um centro de reabilitação da fauna com previsão de conclusão nas próximas semanas.
A pressão política tem sido constante e pública. Lula reuniu Petrobras e Ibama em Brasília, comprometeu-se com o presidente do Congresso pela aprovação e declarou em rádio que a ministra Marina Silva 'jamais será contra' a exploração na região. Essas declarações deixaram claro que a decisão do Ibama carrega um peso que ultrapassa o técnico — e que o Brasil precisará, em breve, escolher entre a riqueza que seus vizinhos já extraem e a credibilidade ambiental que tenta construir diante do mundo.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, estava em Angra dos Reis nesta segunda-feira para um evento no Terminal da Baía de Ilha Grande quando fez uma promessa direta ao presidente Lula: se a estatal conseguir a licença do Ibama, a exploração na Margem Equatorial será feita com segurança total. "Pode ficar tranquilo em relação a isso, presidente", disse ela, em mensagem que soava tanto como garantia quanto como resposta a meses de pressão do governo federal pela aprovação do projeto.
A Margem Equatorial é uma faixa de litoral que se estende do Amapá até o Rio Grande do Norte, e nela está a Bacia da Foz do Amazonas, onde a Petrobras quer perfurar seu primeiro poço exploratório. O poço ficaria a 2.880 metros de profundidade, a 175 quilômetros da costa do Amapá e a 540 quilômetros da foz do rio Amazonas. Para justificar a confiança em sua operação, Chambriard listou o aparato que a companhia diz possuir: centros de defesa ambiental em 14 estados, 19 bases operacionais para emergências, e uma parceria com a Nasa. "Sendo possível a licença, vamos ter o melhor aparato de emergência já visto no mundo", afirmou.
O evento reuniu também o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. Silveira reforçou a narrativa do governo: é hora de o Brasil explorar essa região. Ele apontou que o PIB da Guiana cresceu 50% apenas no último ano, graças à exploração de petróleo, e que há mais de um trilhão de reais em recursos parados na Margem Equatorial brasileira, com 350 bilhões de reais em investimentos aguardando aprovação. "Defender a Petrobras é defender o Brasil", disse o ministro, em tom que revelava a dimensão política da questão.
Mas a aprovação não é automática. Em novembro, técnicos do Ibama emitiram parecer desfavorável à perfuração, solicitando esclarecimentos adicionais à estatal. A Petrobras respondeu com um pacote de medidas: construção de um centro de reabilitação da fauna, seis embarcações equipadas para contenção de óleo (duas delas sempre próximas à sonda), três aeronaves para resgate aeromédico e monitoramento, e outras seis embarcações dedicadas ao atendimento à fauna em caso de emergência. O centro de reabilitação, segundo a companhia, deve ficar pronto nas próximas semanas.
A pressão do governo pela licença tem sido constante e pública. No fim de janeiro, Petrobras e Ibama se reuniram em Brasília a pedido de Lula, para que o governo pudesse ouvir argumentos de ambos os lados. Semanas depois, Lula se comprometeu com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, a aprovar a licença. Em seguida, em entrevista a uma rádio, o presidente afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, "jamais será contra a exploração" na região, porque "é uma pessoa inteligente". Essas declarações deixaram claro que a decisão do Ibama não será apenas técnica.
O que está em jogo é a soberania energética do Brasil, segundo o discurso oficial, e a possibilidade de o país capturar riqueza que vizinhos como a Guiana já estão explorando. Mas também está em jogo a credibilidade ambiental do Brasil em um momento em que o país tenta se posicionar como líder da transição energética global. A resposta do Ibama à proposta revisada da Petrobras determinará se essa promessa de segurança será testada na prática.
Citazioni salienti
Se obtivermos a licença, vamos fazer tudo de forma segura— Magda Chambriard, presidente da Petrobras
Defender a Petrobras é defender o Brasil— Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia