Mosquito da dengue detetado em quatro novos concelhos portugueses este ano

Dois casos autóctones de dengue foram detetados na região da Madeira, embora a maioria dos casos (35) tenha origem importada.
O mosquito está presente, o vírus chegou, e a transmissão ocorreu localmente
A detecção de dois casos autóctones de dengue na Madeira marca o momento em que o risco deixou de ser apenas teórico.
Mark

Porque é que este mosquito em particular é tão preocupante? Há outros mosquitos em Portugal que não transmitem estas doenças?

Mimi

O Aedes albopictus é diferente porque é um vetor muito eficiente para três doenças graves — dengue, chikungunya e zika. Sim, há outros mosquitos em Portugal, mas este tem características que o tornam especialmente perigoso: é agressivo, pica durante o dia, e adapta-se bem a ambientes urbanos.

Luke

Mas convém notar que até agora a transmissão local é mínima. Dois casos na Madeira em todo o ano. A maioria das pessoas com dengue em Portugal contraiu-a no estrangeiro. Não estamos ainda numa situação de surto.

Mark

Os dois casos autóctones na Madeira — isso significa que o mosquito já está a transmitir a doença lá?

Mimi

Exatamente. Significa que o mosquito está presente, o vírus chegou através de um viajante infectado, e a transmissão ocorreu localmente. É o sinal de que o risco deixou de ser apenas teórico.

Luke

Embora seja importante dizer que dois casos não fazem um surto. Pode ter sido uma situação pontual. Precisamos de ver se há mais casos na próxima vigilância.

Mark

E estes quatro novos concelhos no continente — Condeixa, Covilhã, Lagos, Portimão — isso significa que o mosquito vai começar a transmitir dengue lá também?

Mimi

Não necessariamente já. A presença do mosquito é uma condição necessária, mas não suficiente. Também precisa de vírus circulante. Mas sim, aumenta o risco. Se um viajante infectado chegar a um desses concelhos durante a época de atividade do mosquito, a transmissão torna-se possível.

Luke

E convém lembrar que a detecção em quatro novos concelhos este ano não nos diz exatamente quando foram detectados — se foi em janeiro ou em outubro faz diferença para a velocidade de expansão. Também não sabemos se a população desses concelhos está consciente do risco.

Mark

A globalização e as alterações climáticas — são realmente os dois fatores principais?

Mimi

São os dois grandes motores. O clima mais quente permite ao mosquito sobreviver em latitudes onde antes não conseguia. A globalização traz o mosquito através de comércio e viagens. Juntos, criam uma tempestade perfeita para a expansão.

Luke

Verdade, mas também há um terceiro fator que não foi mencionado: a urbanização. Este mosquito adora cidades. Prospera em pneus velhos, vasos de plantas, qualquer recipiente com água. Quanto mais urbano o ambiente, melhor para ele.

  • O mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika foi detetado em quatro novos concelhos portugueses em 2025, alargando uma frente de colonização que avança ano após ano.
  • Dois casos de dengue autóctones na Madeira confirmam que a transmissão local já não é uma hipótese — é uma realidade, ainda que contida.
  • Dos 37 casos registados entre janeiro e outubro, 35 foram importados por viajantes, mas a presença crescente do vetor no território aumenta o risco de esse padrão se alterar.
  • As alterações climáticas criam condições cada vez mais favoráveis à sobrevivência do mosquito em latitudes onde antes não se estabelecia, enquanto o comércio e a mobilidade aceleram a sua dispersão.
  • As autoridades de saúde mantêm vigilância ativa nos novos focos identificados, mas o desafio aponta para um esforço de longo prazo que exigirá estratégias de controlo progressivamente mais sofisticadas.

Um inseto que carrega em si o potencial de reconfigurar a paisagem sanitária de um país avança silenciosamente pelo território português. A Direção-Geral da Saúde confirmou a presença do mosquito Aedes albopictus em quatro novos concelhos em 2025 — Condeixa-a-Nova, Covilhã, Lagos e Portimão —, enquanto dois casos de dengue de transmissão local foram registados na Madeira, sinalizando que o risco deixou de ser apenas teórico. Por detrás desta expansão estão forças maiores do que qualquer fronteira municipal: o aquecimento do planeta e a mobilidade humana estão, juntos, a redesenhar os limites do possível para este vetor invasor.

A Direção-Geral da Saúde confirmou em 2025 a presença do Aedes albopictus — o mosquito capaz de transmitir dengue, chikungunya e zika — em quatro novos concelhos portugueses: Condeixa-a-Nova, Covilhã, Lagos e Portimão. A deteção representa mais um passo numa expansão geográfica que tem marcado os últimos anos em Portugal.

Entre janeiro e outubro, foram registados 37 casos de dengue no país. A esmagadora maioria — 35 — foi importada por pessoas que contraíram o vírus no estrangeiro e regressaram infetadas. Os restantes dois casos são autóctones, ambos na Madeira, o que significa que a transmissão ocorreu em solo português, sem qualquer ligação a viagens internacionais.

A expansão do mosquito é impulsionada por dois fatores estruturais: as alterações climáticas, que tornam mais hospitaleiras as latitudes onde o inseto antes não sobrevivia, e a globalização, que facilita o seu transporte involuntário através de fronteiras. Portugal, enquanto país onde a dengue não é endémica, tem visto a maioria das infeções chegar pelo regresso de viajantes — mas a presença crescente do vetor no território altera essa equação.

Os casos na Madeira, região com clima mais quente e propício à proliferação do mosquito, demonstram que o risco de transmissão local já se concretizou. A deteção em novos concelhos continentais sugere que essa possibilidade se estende progressivamente a outras zonas do país. A vigilância epidemiológica mantém-se ativa, permitindo concentrar esforços de controlo nos focos identificados — mas o cenário de fundo aponta para um desafio sanitário duradouro, que exigirá atenção e recursos crescentes nos anos que se seguem.

A Direção-geral da Saúde confirmou este ano a presença do mosquito Aedes albopictus em quatro novos concelhos portugueses: Condeixa-a-Nova, Covilhã, Lagos e Portimão. O inseto, conhecido por ser vetor de dengue, chikungunya e zika, tem expandido a sua distribuição geográfica pelo país nos últimos anos, e esta detecção marca um avanço significativo da sua colonização territorial.

Entre 1 de janeiro e 9 de outubro deste ano, Portugal registou 37 casos de dengue. A maioria — 35 casos — foi importada, ou seja, contraída fora do território nacional por pessoas que viajaram e regressaram infectadas. Apenas dois casos tiveram origem autóctone, ambos identificados na região da Madeira, o que significa que a transmissão ocorreu dentro de Portugal, sem ligação a viagens internacionais.

A expansão do Aedes albopictus em Portugal está associada a dois fatores principais: as alterações climáticas e a globalização. O aquecimento progressivo das temperaturas cria condições mais favoráveis à sobrevivência e reprodução do mosquito em latitudes onde antes não conseguia estabelecer-se. Simultaneamente, o aumento do comércio internacional e da mobilidade humana facilita o transporte involuntário do inseto através de fronteiras, acelerando a sua disseminação geográfica.

O padrão dos casos de dengue em Portugal reflete ainda a realidade de um país onde a doença não é endémica. A grande maioria das infecções chega através de viajantes que contraem o vírus em regiões onde a dengue circula ativamente — sobretudo em zonas tropicais e subtropicais. No entanto, a presença estabelecida do mosquito transmissor em território português cria o risco de que essa dinâmica mude. Quando o vetor está presente e as condições climáticas são adequadas, a possibilidade de transmissão local aumenta significativamente.

Os dois casos autóctones na Madeira demonstram que esse risco já se materializou, ainda que de forma limitada. A região autónoma, com clima mais quente do que o continente, oferece condições ideais para o mosquito prosperar. A detecção em quatro novos concelhos continentais este ano sugere que a frente de expansão do Aedes albopictus continua a avançar, potencialmente criando novas zonas onde a transmissão local de dengue se torna possível.

A vigilância epidemiológica mantém-se ativa. A identificação de novos focos do mosquito permite às autoridades de saúde concentrar esforços de controlo e monitorização em áreas específicas, e alertar profissionais de saúde e população para a possibilidade de dengue autóctone. Mas o cenário de fundo — um mosquito invasor a estabelecer-se progressivamente em Portugal, impulsionado por mudanças climáticas globais — aponta para um desafio sanitário de longo prazo que exigirá vigilância contínua e, potencialmente, estratégias de controlo cada vez mais sofisticadas.

A Direção-geral da Saúde confirmou a presença do mosquito Aedes albopictus em quatro novos concelhos portugueses este ano
— Direção-geral da Saúde
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Jornal de Notícias ↗
Kontakt FAQ