Ministério contradiz Neves: custo de 144 mil euros incluía químicos de vários processos

O valor usado para justificar a inação era uma representação incompleta da realidade
O ministro Neves citou 150 mil euros para explicar por que não destruiu os bidões, mas o Ministério revelou que o custo abrangia múltiplos processos.
Mark

Então o ministro Neves disse que não destruiu os bidões porque custava 150 mil euros e a PJ não tinha dinheiro. Mas agora o Ministério da Justiça está a dizer que esse valor incluía químicos de outros processos, não só da Operação Pacoba. Isto muda o que?

Mimi

Muda completamente o enquadramento. Neves justificou uma decisão específica — não destruir aquele material — usando um número que, afinal, representava um problema muito mais vasto. É como se tivesse dito "não posso pagar isto" quando na verdade estava a falar de um custo que englobava coisas que ele não tinha mencionado.

Luke

Mas espera. O Ministério confirmou o número de 144 mil euros. Portanto o número está certo. O que mudou foi a explicação do que o número representava.

Mimi

Exatamente. E isso importa porque muda a credibilidade da justificação. Se o custo era só para a Operação Pacoba, era um problema de gestão de um caso. Se era para vários processos, era um problema estrutural muito maior que Neves não tinha dito.

Mark

E ninguém sabe quantos bidões estavam realmente incluídos nesse valor?

Luke

Não. O Observador perguntou e o gabinete da ministra da Justiça não conseguiu responder. Portanto temos um número confirmado — 144 mil euros — mas não sabemos exatamente o que esse número representa em termos de volume físico ou de quantos processos.

Mimi

O que é preocupante porque significa que a decisão de não destruir foi tomada com base em informações que ninguém consegue agora detalhar completamente.

Mark

Então a questão real é: Neves sabia que o custo incluía outros processos quando deu a explicação em julho?

Luke

Isso não está respondido no artigo. O que sabemos é que o Ministério da Justiça sabia, porque respondeu ao Chega com essa informação. Mas se Neves sabia ou não, fica em aberto.

Mimi

E isso é importante porque muda se estamos a falar de uma omissão deliberada ou de uma falta de comunicação entre ministérios.

  • Luís Neves usou um custo de 150 mil euros para explicar por que bidões perigosos da Operação Pacoba ficaram por destruir, apresentando a decisão como boa gestão do dinheiro público.
  • O Ministério da Justiça confirmou o valor — 144.456,93 euros com IVA — mas revelou que englobava químicos apreendidos em vários processos, não apenas os 62 bidões da Pacoba.
  • Durante horas, a imprensa interpretou a resposta oficial como uma validação da versão do ministro; um detalhe decisivo só emergiu quando o Observador questionou diretamente o gabinete ministerial.
  • A empresa Ambimed apresentou a proposta perante um 'volume anormal' de apreensões, mas o gabinete de Rita Alarcão Júdice não conseguiu esclarecer quantos bidões ou processos estavam realmente incluídos.
  • A contradição entre as duas narrativas é substancial: onde Neves sugeriu prudência face a um problema circunscrito, o Ministério revelou um universo de apreensões muito mais amplo do que havia sido admitido publicamente.

Quando um ministro invoca números para justificar uma decisão, a credibilidade dessa justificação depende de os números dizerem o que ele afirma que dizem. Luís Neves apresentou 150 mil euros como o custo de destruir os bidões da Operação Pacoba — um argumento de prudência orçamental sobre um caso específico. O Ministério da Justiça confirmou um valor semelhante, mas revelou que ele abrangia químicos de múltiplos processos e operações, tornando a justificação original não uma mentira declarada, mas uma representação incompleta da realidade — o que, em matéria de responsabilidade pública, raramente é menos grave.

No final de julho, o ministro da Administração Interna, Luís Neves, explicou publicamente por que os bidões com produtos químicos da Operação Pacoba não tinham sido destruídos. A destruição custaria 150 mil euros, valor que a Polícia Judiciária não tinha orçamentado. Esperar por uma solução mais barata era, na sua leitura, boa gestão de dinheiro público — solução essa que levou os bidões a ser transportados para as instalações de uma empresa ligada ao empreiteiro João Carvalho, que havia sido escolhido pela PJ em 17 contratos e realizado obras na casa do próprio ministro.

Em agosto, o grupo parlamentar do Chega enviou seis perguntas ao Ministério da Justiça sobre o custo e execução da destruição dos químicos. A resposta oficial confirmou o valor: 144.456,93 euros com IVA. Durante horas, a notícia foi amplamente interpretada como o governo a validar a versão de Neves. Havia, porém, um pormenor que mudava tudo.

Quando o Observador questionou diretamente o gabinete ministerial, a resposta foi inequívoca: o valor não se referia apenas aos bidões da Operação Pacoba. Englobava químicos de múltiplos processos, face a um 'volume anormal' de apreensões 'sem paralelo até então'. A proposta havia sido apresentada pela empresa Ambimed. Quantos bidões e processos estavam incluídos? O gabinete não conseguiu clarificar.

O que ficou claro foi que o Ministério da Justiça contradissera, ainda que indiretamente, o seu colega da Administração Interna. Neves havia apresentado a recusa de destruição como uma decisão orçamental sobre um caso específico. O Ministério revelou que o custo citado abrangia um universo muito mais amplo. A diferença entre as duas narrativas é substancial: uma sugere prudência financeira face a um problema circunscrito; a outra indica que o problema era bem maior do que havia sido admitido, e que o valor usado para justificar a inação era uma representação incompleta da realidade.

No final de julho, o ministro da Administração Interna, Luís Neves, explicou publicamente por que razão os bidões com produtos químicos apreendidos na Operação Pacoba não tinham sido destruídos. A destruição custaria 150 mil euros, disse ele, valor que a Polícia Judiciária não tinha orçamentado. Esperar por um armazém mais barato — três a quatro mil euros mensais de renda — e encontrar uma solução alternativa era, na sua leitura, boa gestão de dinheiro público. Essa solução alternativa levou o atrelado com os bidões a ser transportado, no verão anterior, desde o armazém da Marinha no Seixal até às instalações da empresa Construbarcelos, do empreiteiro João Carvalho, que havia sido escolhido pela PJ em 17 contratos públicos e que também realizara obras na casa de Neves num monte em Odemira.

No dia 3 de agosto, o grupo parlamentar do Chega enviou seis perguntas ao Ministério da Justiça sobre o custo, financiamento e execução da destruição dos produtos químicos. A resposta oficial, assinada pela chefe de gabinete de Rita Alarcão Júdice, confirmou o valor: 144.456,93 euros com IVA incluído. Ao longo da tarde de quinta-feira, quando as respostas foram divulgadas, inúmeras notícias interpretaram isto como o governo a validar a versão de Luís Neves. Mas havia um pormenor que mudava tudo.

Na noite dessa quinta-feira, quando o Observador questionou o gabinete do Ministério da Justiça sobre os detalhes, a resposta foi clara: o valor de 144 mil euros não se referia apenas aos 62 bidões apreendidos na Operação Pacoba. Englobava químicos de múltiplos processos. A narrativa que Neves havia construído — a de que recusara destruir um material específico de uma operação específica por falta de orçamento — não correspondia ao escopo real do que estava em causa. O ministro tinha justificado uma decisão sobre um subconjunto do problema usando números que representavam um problema muito maior.

A resposta oficial do Ministério também revelava que a Polícia Judiciária havia consultado uma empresa especializada face ao "volume anormal" deste tipo de produtos apreendidos "em vários processos", em "quantidades sem paralelo até então". A empresa Ambimed apresentou a proposta de 144.456,93 euros. Mas quantos bidões, afinal, estavam incluídos nesse valor? Quantos processos? O Observador colocou essas perguntas ao gabinete de Rita Alarcão Júdice. Até à publicação do artigo, o gabinete não conseguiu clarificar essas informações.

O que ficava claro era que o Ministério da Justiça tinha contradito, ainda que indiretamente, a explicação que o seu colega da Administração Interna havia dado. Neves havia apresentado a recusa de destruição como uma decisão orçamental sobre um caso específico. O Ministério revelava agora que o custo citado abrangia um universo muito mais amplo de apreensões e processos. A diferença entre estas duas narrativas era substancial: uma sugeria prudência financeira face a um problema circunscrito; a outra indicava que o problema era bem maior do que havia sido admitido publicamente, e que o valor usado para justificar a inação era, portanto, uma representação incompleta da realidade.

Foi um puro ato de boa gestão. Pediam 150 mil euros para destruir este material. Nós não tínhamos cabimentação para o fazer e sabíamos que precisávamos de tempo para baixar o preço desta ação.
— Luís Neves, ministro da Administração Interna, em conferência de imprensa a 29 de julho
Face ao volume anormal deste tipo de produtos apreendidos, em vários processos, e em quantidades sem paralelo até então, a Polícia Judiciária consultou uma empresa da especialidade.
— Resposta oficial do Ministério da Justiça ao grupo parlamentar do Chega
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Observador ↗
Kontakt FAQ