Quando os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revelaram estoques de milho acima do esperado na manhã de quarta-feira, o mercado de Chicago respondeu com uma das quedas mais expressivas do mês: o contrato de dezembro fechou a US$ 5,00 por bushel, acumulando perdas de quase 7% em setembro. O excesso não veio de uma colheita maior, mas de um consumo menor do que se imaginava — um lembrete de que a abundância, às vezes, nasce do silêncio da demanda. No Brasil, produtores e compradores observam a tempestade de longe, ainda hesitantes em ceder.
Milho despenca em Chicago após relatório do USDA com estoques acima do esperado
Os produtores permaneceram retraídos, ampliando o spread entre as pontas
Por que o relatório do USDA causou uma queda tão abrupta se a produção foi revisada para baixo?
Porque o que importa não é só quanto se produz, mas quanto se consome. Se a safra cai mas o consumo cai mais ainda, você fica com mais milho sobrando — e isso é o que o relatório mostrou.
Mas espera — o USDA revisou a produção para baixo. Você tem aquele número específico?
Não, a fonte não dá o número exato da revisão. Só diz que foi revisada para baixo.
E como isso afeta o produtor brasileiro que está com milho para vender?
Ele quer vender mais caro, mas os preços em Chicago caíram 4% em um dia. Então ele fica esperando, oferecendo caro, enquanto o comprador oferece menos. O spread aumenta, ninguém negocia.
Você disse que os estoques estão no maior nível em sete anos. Isso é dado do USDA ou é interpretação?
É dado do USDA — 1º de setembro, maior nível em sete anos.
E no Brasil, por que alguns lugares subiram de preço enquanto outros caíram?
A fonte não explica. Sorriso subiu, mas não diz por quê. Pode ser liquidez local, pode ser operações pontuais. O mercado está fragmentado.
Então o que você realmente sabe é que Chicago caiu, o Brasil acompanhou nos futuros, mas o mercado físico está travado. Tudo mais é interpretação.
Exatamente. E é por isso que o mercado físico não reproduz a queda — porque ninguém está vendendo ao preço que o futuro está marcando.
The Pulse
- O relatório trimestral do USDA revelou estoques norte-americanos no maior nível em sete anos, derrubando a narrativa de um balanço apertado que sustentava os preços.
- Em minutos, o contrato de dezembro despencou de US$ 5,24 para tocar US$ 5,0025 por bushel — o menor nível intradiário desde agosto —, encerrando o dia com queda de 4,07%.
- Todos os vencimentos futuros acumularam perdas expressivas em setembro, com o contrato dezembro registrando recuo de 6,88% no mês.
- No Brasil, os futuros acompanharam Chicago no campo negativo, mas o mercado físico reagiu com resistência: vendedores recuaram suas ofertas, ampliando o spread e limitando negócios.
- Com baixa liquidez, exportações fracas e importações de milho pelo Nordeste, o mercado doméstico já sinalizava fragilidade antes mesmo do choque externo.
Quando os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revelaram estoques de milho acima do esperado na manhã de quarta-feira, o mercado de Chicago respondeu com uma das quedas mais expressivas do mês: o contrato de dezembro fechou a US$ 5,00 por bushel, acumulando perdas de quase 7% em setembro. O excesso não veio de uma colheita maior, mas de um consumo menor do que se imaginava — um lembrete de que a abundância, às vezes, nasce do silêncio da demanda. No Brasil, produtores e compradores observam a tempestade de longe, ainda hesitantes em ceder.
A quarta-feira começou com otimismo nos pregões de Chicago: o contrato de milho para dezembro avançava 2,5 centavos, cotado a US$ 5,24 por bushel, pouco antes das 9 da manhã. Então o USDA divulgou seu relatório trimestral de estoques — e o cenário se inverteu completamente.
Os números não apontavam produção recorde, mas algo igualmente revelador: o consumo implícito do cereal havia sido menor do que o mercado esperava. Menos milho foi usado na alimentação animal e em usos residuais, o que significava que os estoques chegaram ao início de setembro no maior nível em sete anos. Essa folga inesperada se carregaria para a próxima safra, sinalizando maior disponibilidade e pressionando os preços para baixo.
A reação foi imediata. O contrato de dezembro tocou US$ 5,0025 por bushel durante a tarde — mínima intradiária desde 21 de agosto — e fechou exatamente em US$ 5,00, com queda de 4,07%. Os demais vencimentos seguiram o mesmo caminho, e no acumulado de setembro o contrato dezembro havia recuado 6,88% em relação ao fechamento de agosto.
No Brasil, os futuros também operaram no vermelho, acompanhando Chicago. O mercado doméstico já carregava seus próprios problemas: baixa liquidez, exportações sem força e anúncios de importação de milho pelo Nordeste. O vencimento novembro de 2026 encerrou a R$ 72,03, com queda de 3,04%, enquanto os demais contratos registraram perdas entre 2,47% e 3,16%.
No mercado físico, porém, a história foi diferente. Produtores brasileiros mantiveram suas ofertas distantes das indicações dos compradores, ampliando o spread e limitando a liquidez. Apenas Sorriso, em Mato Grosso, registrou alta; a maioria das praças viu quedas ou ficou estável. Os vendedores resistiam, aparentemente aguardando o desdobramento da situação. Chicago havia reagido com rapidez e força — o Brasil, por ora, ainda hesitava.
A manhã de quarta-feira começou com esperança nos pregões de Chicago. Os contratos futuros de milho operavam em alta, com o vencimento de dezembro avançando 2,5 centavos e cotado a US$ 5,24 por bushel pouco antes das 9 da manhã, horário central dos Estados Unidos. Então o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou seu relatório trimestral de estoques, e tudo virou de cabeça para baixo.
Os números surpreenderam o mercado — não porque a produção tivesse crescido, mas porque o consumo implícito do cereal ao longo da temporada havia sido menor do que se esperava. Menos milho foi utilizado na alimentação animal e em outros usos residuais. Isso significava que os estoques norte-americanos chegaram acima das previsões, ampliando a folga em um balanço que havia sido considerado mais apertado. O volume remanescente agora se carregaria para a próxima safra, sinalizando maior disponibilidade do cereal nos Estados Unidos.
A reação foi imediata e severa. Durante a tarde, o contrato de dezembro tocou US$ 5,0025 por bushel — o menor nível intradiário desde 21 de agosto. No fechamento da quarta-feira, o vencimento dezembro de 2026 foi cotado a US$ 5,00 por bushel, uma desvalorização de 4,07%. Os demais vencimentos também caíram: março de 2027 recuou 3,82%, maio de 2027 perdeu 3,64%, e julho de 2027 acumulou queda de 3,34%. Os estoques de milho em 1º de setembro haviam atingido o maior nível em sete anos, reforçando a percepção de que o cereal estava abundante.
O estrago se estendeu por todo o mês. Comparado com o fechamento de agosto, o contrato dezembro de 2026 havia recuado 6,88% ao longo de setembro. Março de 2027 caiu 6,65%, maio de 2027 perdeu 6,31%, e julho de 2027 acumulou baixa de 5,64%. A pressão vinha de fora, mas o mercado brasileiro enfrentava suas próprias dificuldades.
Na Bolsa Brasileira, os futuros de milho também operaram no campo negativo, acompanhando a queda de Chicago. O mercado doméstico já vinha marcado por baixa liquidez, com analistas apontando um mercado lento, aparentemente abastecido e sem força nas exportações. Havia ainda anúncios de importação de milho pelo Nordeste, sinalizando que nem mesmo a demanda interna era robusta. Nesta quarta-feira, o vencimento novembro de 2026 encerrou a R$ 72,03, com queda de 3,04%. Janeiro de 2027 terminou a R$ 76,50, recuando 2,94%. Março de 2027 fechou a R$ 78,70, com perda de 3,16%. Maio de 2027 foi negociado a R$ 77,24, com baixa de 2,47%.
Mas havia uma diferença importante entre o que acontecia nas bolsas e o que se movia no mercado físico brasileiro. Enquanto os futuros reagiram imediatamente à mudança provocada pelo relatório norte-americano, os produtores brasileiros permaneceram retraídos, mantendo suas ofertas distantes das indicações dos compradores. O spread entre as pontas se ampliou, limitando a liquidez. As movimentações no mercado físico foram mistas e pontuais: apenas Sorriso, em Mato Grosso, registrou alta, enquanto Castro no Paraná, Palma Sola em Santa Catarina, Jataí e Rio Verde em Goiás, Itapetininga e Campinas em São Paulo, e o Porto de Santos viram quedas. As demais referências permaneceram estáveis ou sem cotação.
O mercado físico brasileiro, portanto, não reproduziu até o momento a mesma intensidade das perdas observadas nos futuros. Os vendedores mantinham maior resistência, aparentemente esperando para ver como a situação se desenrolaria. A reação de Chicago havia sido rápida e brutal, mas o Brasil ainda hesitava.
Notable Quotes
A surpresa não esteve ligada a uma produção maior, já que a safra de 2025 foi revisada para baixo, mas a um uso implícito menor do cereal ao longo da temporada— Análise da Agrinvest
Mercado lento, aparentemente abastecido e sem força nas exportações, além de anúncios de importação de milho pelo Nordeste— Paulo Molinari, analista da Safras & Mercado