Lula reconhece controvérsia sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial

pesquisar com o cuidado que o meio ambiente exige
Lula defende a exploração petrolífera como parte responsável da transição energética brasileira.
Mark

Por que o presidente sentiu necessidade de reconhecer essa controvérsia publicamente, em vez de simplesmente anunciar a licença?

Mimi

Porque a controvérsia já existe. Negar seria perder credibilidade. Reconhecer e depois defender é uma estratégia mais honesta — e mais forte politicamente.

Mark

A Margem Equatorial fica muito perto da Amazônia. Como o governo justifica isso?

Mimi

Lula coloca a exploração dentro de uma narrativa de transição. Não é "vamos extrair petróleo para sempre". É "precisamos pesquisar agora, com responsabilidade, enquanto construímos o fim do combustível fóssil".

Mark

Mas cinco meses de perfuração em águas profundas perto do Amazonas — isso não é arriscado?

Mimi

Tecnicamente, sim. Mas a licença do Ibama significa que a agência ambiental avaliou e aprovou. A questão real é se essa aprovação foi suficientemente rigorosa ou se cedeu a pressões econômicas.

Mark

Quem mais estava na sala quando ele disse isso?

Mimi

Gente do governo, claro — ministros de Energia e Trabalho. Mas também executivos de carros. O evento era sobre combustíveis sustentáveis. Então havia uma mensagem dupla: "vamos explorar petróleo, mas também vamos para o futuro".

Mark

Isso funciona? Essa mensagem dupla?

Mimi

Depende de quem você pergunta. Para quem quer crescimento econômico, sim. Para ambientalistas, provavelmente não. Lula está tentando manter os dois lados minimamente satisfeitos.

  • A licença concedida pelo Ibama à Petrobras para perfurar em águas profundas do Amapá acendeu um debate que o próprio presidente admitiu ser uma 'celeuma' nacional.
  • A tensão se intensifica porque o anúncio foi feito durante um evento sobre combustíveis sustentáveis, expondo a contradição entre o discurso verde do governo e a aposta no petróleo.
  • Uma sonda já estava posicionada a 175 quilômetros da costa, com perfuração prevista para começar imediatamente e durar cinco meses — a urgência operacional contrasta com a lentidão do debate político.
  • Lula tenta navegar entre pressões opostas ao enquadrar a exploração como etapa necessária da transição energética, argumentando que abandonar fósseis de um dia para o outro seria irrealista.
  • O governo reúne ministros, executivos e sindicalistas em torno da mesma mesa, sinalizando que a estratégia é construir uma frente ampla que legitime a operação antes que a resistência se organize.

Em um país que se apresenta ao mundo como guardião da Amazônia, o presidente Lula reconheceu abertamente a controvérsia em torno da exploração de petróleo na Margem Equatorial — e ainda assim defendeu sua continuidade. A Petrobras, munida de licença do Ibama, prepara-se para perfurar um poço a 500 quilômetros da foz do Amazonas, num gesto que condensa a tensão histórica entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. O momento revela um Brasil que não foge do paradoxo, mas tenta atravessá-lo com a promessa de que é possível extrair riqueza do fundo do mar sem perder a alma verde que o define.

Na quinta-feira, durante um evento sobre combustíveis sustentáveis com lideranças do setor automotivo, o presidente Lula admitiu publicamente que existe controvérsia no país sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. O reconhecimento da 'celeuma', feito diante de câmeras, criou uma tensão implícita: o mesmo governo que promove a sustentabilidade defende a perfuração em uma das regiões mais sensíveis do litoral brasileiro.

Na semana anterior, a Petrobras havia anunciado a obtenção de licença do Ibama para perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-059, em águas profundas do Amapá. O local fica a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa. Com uma sonda já posicionada, a perfuração estava prevista para começar imediatamente, com duração estimada de cinco meses.

Lula defendeu que a pesquisa seria conduzida com rigor ambiental e enquadrou a operação como parte de uma transição energética gradual e responsável. Para o presidente, o Brasil não pode abrir mão de pesquisar seus recursos enquanto o mundo ainda depende de combustíveis fósseis — e deve fazê-lo de forma a se tornar referência global.

O evento reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Luiz Marinho e Alexandre Silveira, o secretário Renato Dutra, executivos da Mercedes-Benz e da Be8, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A composição da plateia revelou a estratégia do governo: construir uma coalizão ampla entre indústria, trabalho e Estado para sustentar politicamente uma decisão que enfrenta resistência crescente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu publicamente, em coletiva de imprensa na quinta-feira, que existe controvérsia no país sobre os planos de exploração de petróleo na Margem Equatorial. A admissão veio durante um evento dedicado a discutir combustíveis sustentáveis com lideranças do setor automotivo, criando uma tensão implícita entre o reconhecimento do debate e a defesa da continuidade das operações.

A Petrobras havia anunciado na semana anterior que obteve licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059. O local fica em águas profundas do Amapá, a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa. Uma sonda já estava posicionada no local, com a perfuração prevista para começar imediatamente e durar aproximadamente cinco meses.

Ao falar sobre o tema, Lula argumentou que a pesquisa seria conduzida com o cuidado ambiental necessário. Ele enquadrou a exploração como parte de uma estratégia maior de transição energética, afirmando que não é realista abandonar os combustíveis fósseis de um dia para o outro. Segundo o presidente, o Brasil precisa pesquisar a região de forma responsável, posicionando o país como modelo em transição energética global.

O evento reuniu autoridades de diferentes setores. Estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do Trabalho Luiz Marinho, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira e o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Renato Dutra. Também compareceram executivos da Mercedes-Benz e da Be8, além do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A declaração de Lula marca um momento em que o governo tenta equilibrar pressões contraditórias: de um lado, a necessidade de manter a produção energética e as receitas do petróleo; de outro, o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a proteção da Amazônia. O reconhecimento da "celeuma" sugere que o governo está ciente da resistência ao projeto, mas segue determinado a prosseguir com as operações sob supervisão ambiental.

Há uma controvérsia no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, mas a pesquisa será feita com o cuidado que o meio ambiente exige
— Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Não é possível abrir mão do combustível fóssil de um dia para o outro; é preciso construir o fim de sua utilização com responsabilidade
— Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur CNN Brasil ↗
Nous contacter FAQ