Lula convocará Petrobras e Ibama para decidir sobre exploração na margem equatorial

enquanto a transição energética não resolve nosso problema, Brasil tem que ganhar dinheiro com petróleo
Lula reconhece a contradição entre apostar em energia limpa e expandir exploração de óleo.
Mark

Por que Lula insiste em explorar petróleo se o Brasil está apostando em transição energética?

Mimi

Porque a transição energética é um processo de décadas, e o Brasil precisa de receita agora. Petróleo ainda financia grande parte do orçamento. Lula está dizendo: enquanto fazemos a mudança, precisamos ganhar dinheiro com o que temos.

Mark

Mas isso não contradiz o discurso ambiental do governo?

Mimi

Completamente. Por isso Marina Silva e o Ibama se opõem. Eles veem a margem equatorial como ambientalmente frágil. Lula reconhece a contradição, mas a justifica como pragmatismo.

Mark

O que muda se Lula reúne essas três instituições?

Mimi

Provavelmente nada. A reunião parece ser mais um ritual de legitimação. Lula já sinalizou que quer explorar; a reunião é para que o Ibama apresente as condições técnicas, não para decidir se vai ou não.

Mark

Por que Randolfe Rodrigues saiu do partido de Marina Silva?

Mimi

Porque discordava da decisão do Ibama de negar a licença. Para ele, o Brasil não pode perder essa oportunidade econômica. Foi um voto de desconfiança na ministra.

Mark

Guiana e Suriname estão explorando. Isso muda o cálculo?

Mimi

Muda tudo. Se os vizinhos estão ganhando dinheiro com petróleo na mesma região, Lula sente que o Brasil está ficando para trás. É competição geopolítica disfarçada de debate ambiental.

  • Lula sinalizou que a exploração na bacia Foz do Amazonas não será descartada, afirmando que 'o governo reúne e decide' — linguagem que indica inclinação para avançar com o projeto.
  • A divisão interna é profunda: Marina Silva e o Ibama resistem, enquanto o ministro Alexandre Silveira e outros membros do governo pressionam pelo avanço da exploração.
  • O Ibama já negou licença à Petrobras em 2023, e a tensão foi tão intensa que o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, abandonou o partido de Marina Silva em protesto.
  • Lula usa a concorrência regional como argumento — Guiana e Suriname já exploram petróleo na mesma margem, e o Brasil, segundo ele, não pode ficar para trás.
  • A reunião prometida pelo presidente será o próximo ponto decisivo, mas o tom do discurso sugere que a balança já pende para o lado econômico.

Em meio à tensão entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental, o presidente Lula anunciou que reunirá Ibama, Petrobras e Ministério do Meio Ambiente para deliberar sobre a exploração de petróleo na margem equatorial brasileira. A decisão revela uma contradição que não é apenas do Brasil, mas de toda nação em desenvolvimento que tenta navegar a transição energética global sem abrir mão das receitas que sustentam seu presente. O momento coloca em xeque a capacidade de um governo progressista de honrar simultaneamente seus compromissos ambientais e suas obrigações econômicas.

O presidente Lula anunciou que convocará uma reunião com o Ibama, a Petrobras e o Ministério do Meio Ambiente para decidir sobre a exploração de petróleo na margem equatorial, faixa que vai do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte. Em entrevista à rádio CBN, ele defendeu que o local de perfuração pretendido na bacia Foz do Amazonas está distante das zonas ambientalmente mais frágeis, e que o Brasil não pode desperdiçar a oportunidade de gerar receita enquanto ainda não concluiu sua transição energética.

A posição de Lula expõe uma fissura clara dentro do próprio governo. Marina Silva e o Ibama se opõem à exploração — o que já resultou na negação de uma licença à Petrobras em maio de 2023, por insuficiência de documentação ambiental. A recusa gerou tamanha tensão que Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, se desfilou da Rede Sustentabilidade, partido de Marina, em protesto. Do outro lado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros integrantes do governo defendem que o Brasil avance com os projetos.

Lula reconheceu abertamente a contradição de apostar na transição energética enquanto expande a exploração de petróleo, mas a justificou como necessidade prática: enquanto as energias renováveis não resolvem o problema fiscal do país, o petróleo precisa continuar gerando receita. Ele citou ainda que Guiana e Suriname já exploram a região, argumentando que o Brasil não pode ficar para trás.

A reunião prometida será o próximo ponto de inflexão nesse debate. O tom presidencial sugere que a decisão já caminha para a exploração, condicionada apenas a argumentos técnicos que satisfaçam as exigências regulatórias. O episódio funciona como um teste de força entre a agenda ambiental e a agenda econômica — e como um espelho das contradições que todo governo enfrenta ao tentar conciliar o futuro que promete com o presente que precisa financiar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira que convocará uma reunião com o Ibama, a Petrobras e o Ministério do Meio Ambiente para deliberar sobre a exploração de petróleo na margem equatorial, região que se estende entre os litorais do Amapá e do Rio Grande do Norte. Em entrevista à rádio CBN, Lula reafirmou sua posição de que o Brasil não pode deixar passar a oportunidade de extrair recursos dessa área, argumentando que o local onde se pretende perfurar na bacia Foz do Amazonas fica a uma distância considerável das zonas ambientalmente mais frágeis.

O presidente enquadrou a questão como uma questão de pragmatismo econômico durante um período de transição energética. Segundo Lula, enquanto o país trabalha para diversificar suas fontes de energia, precisa continuar gerando receita com petróleo — a commodity que historicamente financia grande parte do orçamento federal. "Em algum momento, eu vou chamar o Ibama, a Petrobras e o Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide", afirmou, sinalizando que a deliberação será técnica e que posições divergentes serão debatidas, mas que a exploração não será descartada de antemão.

O anúncio expõe uma fissura clara dentro da administração Lula. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Ibama se opõem à exploração, posição que já resultou em consequências políticas concretas. Em maio de 2023, o Ibama negou um pedido da Petrobras para licença de estudos exploratórios no bloco 59 da bacia Foz do Amazonas, argumentando que a empresa não havia apresentado documentação suficiente para garantir segurança ambiental. Essa recusa gerou tensão tal que levou Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, a se desfiliar da Rede Sustentabilidade — o partido de Marina Silva — em protesto contra a decisão.

Mas Randolfe não está sozinho em sua posição pró-exploração. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros membros do governo também defendem que o Brasil avance com os projetos na região. Lula citou ainda que países vizinhos como Guiana e Suriname já estão explorando petróleo na margem equatorial, sugerindo que o Brasil não pode ficar para trás enquanto concorrentes regionais colhem os benefícios econômicos.

O presidente reconheceu a contradição inerente à sua posição — apostar simultaneamente em transição energética e em expansão da exploração de petróleo — mas a justificou como uma necessidade prática. "É contraditório? É, porque nós estamos apostando muito na transição energética. Ora, mas enquanto a transição energética não resolve o nosso problema, o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo", disse. A margem equatorial é considerada por especialistas como uma área de potencial significativo para produção de óleo, embora também seja reconhecida como ambientalmente sensível, com grandes distâncias até a costa que complicariam operações de resposta a acidentes.

A reunião que Lula promete convocar será o próximo ponto de inflexão nesse debate que divide seu governo. O tom do presidente sugere que a decisão já está inclinada para a exploração, condicionada apenas à apresentação de argumentos técnicos que satisfaçam as exigências do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um teste de força entre a agenda ambiental e a agenda econômica dentro da administração, com implicações que vão além do Brasil — sinalizando como um governo de esquerda negocia a transição energética global enquanto ainda depende de combustíveis fósseis.

Em algum momento, eu vou chamar o Ibama, a Petrobras e o Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide.
— Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
É contraditório? É, porque nós estamos apostando muito na transição energética. Ora, mas enquanto a transição energética não resolve o nosso problema, o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo.
— Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Folha de S.Paulo ↗
Kontakt FAQ