Em democracias maduras, a liberdade de imprensa e o sigilo de fonte são considerados pilares inegociáveis do Estado de Direito. No Brasil de 2026, o Supremo Tribunal Federal autorizou a apreensão do celular do jornalista Luís Pablo e a exposição de suas fontes, sob o guarda-chuva de um inquérito criado em 2019 — cujas origens, segundo análise histórica cuidadosa, apontam menos para a defesa da democracia do que para a proteção da própria corte. O episódio coloca em xeque não apenas um jornalista, mas a confiança de toda uma sociedade na distinção entre instituição e poder.
Inquérito das fake news precisa acabar, diz Folha
O inquérito das fake news funcionou como um escudo para proteger ministros do escrutínio público
Por que esse inquérito específico das fake news se tornou tão central para justificar a apreensão do celular de um jornalista?
Porque é o único guarda-chuva legal que permite ao STF investigar qualquer coisa. Se você enquadra algo como conexo ao inquérito das fake news, de repente o tribunal tem jurisdição. Não importa se o jornalista não tem foro ali. Não importa se ele estava apenas fazendo seu trabalho.
Mas a corte não deveria estar protegendo a si mesma de investigações?
Exatamente. Esse é o ponto. O inquérito foi criado em 2019, não em 2021 quando Bolsonaro começou a atacar instituições. Foi criado quando procuradores da Lava Jato criticavam uma decisão do STF. Toffoli criou o inquérito naquele mesmo dia.
Você está dizendo que foi uma resposta defensiva?
Não apenas defensiva. Ofensiva. Meses depois, a Receita estava investigando ministros. Moraes suspendeu tudo. Afastou auditores. O inquérito das fake news se tornou uma ferramenta para blindar a corte.
E agora está sendo usado contra um jornalista que investigava um ministro.
Sim. O mesmo ministro que estava sendo investigado pela Receita. Luís Pablo publicou sobre uso irregular de carro oficial. Seu celular foi apreendido. Suas fontes foram expostas. Tudo sob o pretexto de fake news.
Qual é o risco real aqui?
Se fontes sabem que podem ser expostas, ninguém fala com jornalistas. Se jornalistas sabem que podem ter seus telefones confiscados por investigar ministros, ninguém investiga. A democracia não funciona assim.
Il Polso
- O celular de um jornalista foi apreendido por ordem do STF enquanto ele investigava o uso irregular de carro oficial por um ministro — uma inversão perturbadora entre quem fiscaliza e quem é fiscalizado.
- Para contornar a ausência de foro privilegiado, a investigação contra Luís Pablo foi artificialmente conectada ao inquérito das fake news, revelando uma elasticidade processual que alarma juristas e jornalistas.
- A cronologia do inquérito — criado no mesmo dia de uma decisão que contrariava procuradores da Lava Jato, seguido de censura a reportagens sobre ministros — sugere que o mecanismo nasceu para blindar a corte, não para defendê-la.
- Fontes jornalísticas, cujo anonimato é garantia constitucional do jornalismo investigativo, estão agora expostas ao risco institucional, corroendo a confiança que torna possível qualquer apuração sobre o poder.
- A coluna conclui que o inquérito das fake news precisa ser extinto — não como gesto ideológico, mas como condição mínima de sobrevivência do Estado democrático de Direito.
Em democracias maduras, a liberdade de imprensa e o sigilo de fonte são considerados pilares inegociáveis do Estado de Direito. No Brasil de 2026, o Supremo Tribunal Federal autorizou a apreensão do celular do jornalista Luís Pablo e a exposição de suas fontes, sob o guarda-chuva de um inquérito criado em 2019 — cujas origens, segundo análise histórica cuidadosa, apontam menos para a defesa da democracia do que para a proteção da própria corte. O episódio coloca em xeque não apenas um jornalista, mas a confiança de toda uma sociedade na distinção entre instituição e poder.
Luís Pablo publicava reportagens sobre o uso irregular de um carro oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão, investigando se o ministro Flávio Dino e familiares se beneficiavam do veículo. Em resposta, Alexandre de Moraes autorizou a apreensão dos celulares do jornalista, enquadrando o caso como conexo ao inquérito das fake news — o único caminho disponível, já que Luís Pablo não possui foro no STF. Com isso, suas fontes foram expostas e seu trabalho, interrompido pela força institucional que deveria proteger a imprensa.
A história do inquérito das fake news, porém, é mais antiga e mais reveladora do que a narrativa oficial sugere. Ele foi criado em março de 2019 por Dias Toffoli — no mesmo dia em que o STF decidiu transferir crimes conexos a delitos eleitorais para a Justiça Eleitoral, decisão que irritou procuradores da Lava Jato. Semanas depois, Moraes censurou uma reportagem da revista Crusoé que mencionava Toffoli em documentos da operação. Meses antes, a Receita Federal havia identificado possíveis irregularidades envolvendo ministros; Moraes suspendeu o procedimento e afastou auditores. Só em 2020, já no governo Bolsonaro, o inquérito foi usado contra grupos bolsonaristas.
O padrão que emerge não é o de uma corte sob ataque defendendo a democracia. É o de uma instituição usando um instrumento jurídico para se proteger do escrutínio público — e agora empregando esse mesmo instrumento contra um jornalista que investigava um de seus membros. O sigilo de fonte, direito constitucional fundamental, foi quebrado. A mensagem enviada a qualquer pessoa que considere colaborar com a imprensa investigativa é inequívoca.
A coluna argumenta que o inquérito das fake news precisa ser encerrado — não por razões partidárias, mas porque um tribunal que funciona como tribunal de exceção corrói as bases do próprio Estado que afirma defender. Jornalismo investigativo, fontes protegidas e imprensa livre não são concessões da democracia: são suas condições de existência.
Um jornalista teve seu celular apreendido. Suas fontes foram expostas. A decisão que permitiu isso invocava um inquérito que existe há sete anos — um inquérito que, segundo quem o examina de perto, nunca foi sobre proteger a democracia. Foi sobre proteger a corte.
Luís Pablo publicou reportagens em seu blog sobre o uso irregular de um carro oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão. Segundo suas investigações, o ministro Flávio Dino e membros de sua família utilizavam o veículo. Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, autorizou a apreensão dos celulares do jornalista. A justificativa: as imagens e textos publicados constituíam indícios de perseguição. Mas havia um problema processual óbvio. Luís Pablo não deveria estar sendo investigado no Supremo Tribunal Federal. Ele não tinha foro ali. Para contornar essa questão, a investigação foi enquadrada como conexa ao inquérito das fake news — aquele que Moraes conduz desde 2019.
A história desse inquérito revela algo diferente do que a narrativa pública costuma contar. Não nasceu em resposta aos ataques bolsonaristas à instituição. Nasceu em março de 2019, no mesmo dia em que o STF decidiu transferir crimes comuns conexos a delitos eleitorais para a Justiça Eleitoral. Procuradores da Lava Jato protestavam contra essa decisão em redes sociais e artigos. Dias Toffoli, então presidente da corte, criou o inquérito. Semanas depois, em abril, Moraes censurou uma reportagem da revista Crusoé que mencionava Toffoli em documentos da Lava Jato.
O padrão continuou. Meses antes, a Receita Federal havia vazado relatórios preliminares apontando possíveis irregularidades envolvendo o ministro Gilmar Mendes, suas esposas e a esposa de Toffoli. Em agosto daquele ano, Moraes suspendeu o procedimento da Receita — que envolvia 133 contribuintes — e afastou dois auditores. Só em maio de 2020, já com Jair Bolsonaro na presidência, Moraes autorizou operações contra grupos bolsonaristas. O timing sugere uma prioridade clara.
O inquérito das fake news funcionou como um escudo. Protegeu ministros do escrutínio público. Agora, esse mesmo mecanismo está sendo usado para quebrar o sigilo de uma fonte jornalística — o direito mais fundamental de quem faz jornalismo investigativo. Um jornalista que estava fazendo seu trabalho, investigando o uso de recursos públicos, viu seus telefones confiscados e suas fontes expostas ao risco.
Isso não é proteção da democracia. É seu inverso. É um tribunal funcionando como tribunal de exceção, usando a alegação de fake news para silenciar a imprensa que o investiga. O Estado democrático de Direito depende de jornalistas que possam trabalhar sem medo de represália institucional. Depende de fontes que confiem que seus nomes permanecerão protegidos. Depende de que a Constituição signifique algo quando diz que a imprensa é livre.
Esse inquérito precisa terminar. Não por ideologia. Por sobrevivência institucional.
Citazioni salienti
O inquérito das fake news foi instaurado para blindar o STF do escrutínio público— Análise da colunista sobre a origem e propósito do inquérito
Esse tribunal de exceção precisa acabar, pelo bem do jornalismo investigativo e do Estado democrático de Direito— Conclusão da colunista