Ingleses 'descobrem' Jorge Jesus: nem Ronaldo brinca com o selecionador

Ninguém, nem mesmo Cristiano Ronaldo, brinca com Jorge Jesus
A conclusão do The Athletic após investigar o percurso do treinador português e o seu confronto com o capitão da Seleção.
Mark

Porque é que este confronto entre Ronaldo e Jesus ganhou tanta atenção internacional?

Mimi

Porque coloca em evidência algo que raramente vemos no futebol moderno — um treinador que não está disposto a negociar os seus princípios, nem sequer com o jogador mais famoso do mundo.

Luke

Mas o artigo do The Athletic baseia-se principalmente em análise de padrões históricos, certo? Não há fontes diretas de Jesus ou de Ronaldo a comentarem especificamente este confronto.

Mark

O que é que torna Jesus tão diferente de outros treinadores?

Mimi

A sua obsessão pelo controlo absoluto. Desde o primeiro dia no Benfica, demonstrou que as regras são dele, não negociáveis. No Brasil, isso funcionou porque os jogadores compreenderam que essa exigência produzia resultados.

Luke

Verdade, mas há uma diferença entre exigência que produz títulos e exigência que cria conflito com capitães internacionais. O artigo não explora essa nuance.

Mark

Então o que é que vai acontecer agora?

Mimi

O The Athletic é bastante claro: ou Ronaldo cede, ou Jesus sai. Não há terceira opção para alguém com os princípios de Jesus.

Luke

Mas isso é uma previsão, não um facto confirmado. A Federação Portuguesa ainda não se pronunciou sobre cenários de saída.

Mark

E se Ronaldo realmente ceder?

Mimi

Seria uma mudança extraordinária. Ronaldo nunca foi conhecido por ceder a autoridades, mas Jesus tem um histórico de fazer jogadores compreenderem que a sua forma funciona.

Luke

Novamente, isso é especulação baseada em padrões. O que sabemos é que há um confronto; o resto é interpretação.

  • O confronto entre Jesus e Ronaldo ultrapassou as fronteiras portuguesas e colocou o selecionador sob escrutínio internacional, com o The Athletic a investigar quem é, afinal, este homem que não recua perante ninguém.
  • A tensão não é um acidente — é a consequência inevitável de dois princípios incompatíveis: a autoridade absoluta de um treinador que nunca cedeu e a influência histórica de um capitão habituado a ser a força gravitacional de qualquer equipa.
  • Ao longo da carreira, Jesus já silenciou Carlos Martins e Islam Slimani com frases cortantes; Ronaldo é apenas o nome mais sonante numa lista de desafios que o treinador sempre recusou tolerar.
  • A Federação Portuguesa sabia quem contratava — o visionário dos títulos, mas também o homem que, na sua primeira conferência, avisou que não teria medo de enfrentar ninguém.
  • O desfecho, segundo o The Athletic, está nas mãos de Ronaldo: ou o capitão cede, ou Jesus sairá — porque para ele não existe meio-termo sem que isso signifique uma traição a si próprio.

No cruzamento entre autoridade e talento, Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo protagonizam um confronto que transcende o futebol e interroga os limites do poder dentro de uma equipa. Com 72 anos e uma carreira construída sobre princípios inabaláveis — do Benfica ao Flamengo, passando pelo Sporting —, Jesus chegou à Seleção Portuguesa sem intenção de mudar a sua natureza. O The Athletic, ao investigar o percurso do selecionador, encontrou não um homem inflexível por capricho, mas alguém para quem ceder seria trair a essência de tudo o que construiu.

A desavença entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Portuguesa ganhou dimensão internacional quando o The Athletic decidiu investigar o percurso do treinador de 72 anos. A conclusão foi direta: ninguém brinca com Jorge Jesus — nem mesmo Ronaldo. O que poderia parecer uma observação simples revela-se, na verdade, a síntese de uma carreira inteira.

Os ingleses descrevem Jesus como exigente, meticuloso e profundamente convicto. A sua autoridade não se discute — e nunca se discutiu. Quando chegou ao Benfica em 2009, retirou a geleira de água no primeiro treino sob calor intenso e repreendeu quem tentou ir aos balneários sem autorização. A mensagem era clara: só ele determinava as regras. O resultado foi imediato: título na época de estreia, quebrando um jejum de cinco anos, e mais três Ligas, uma Taça de Portugal e cinco Taças da Liga até 2015.

No Brasil, Jesus foi mais longe. O Flamengo apaixonou-se por ele. As suas táticas modernas e a obsessão pelos detalhes produziram futebol de nível raramente visto no país, e os jogadores rapidamente perceberam que estavam perante algo completamente novo. Títulos nacionais e sul-americanos confirmaram o que já se suspeitava: Jesus transforma equipas.

Ao longo dos anos, quem desafiou a sua autoridade recebeu respostas sem rodeios. A Carlos Martins disse que não o escolheu porque não quis. A Slimani foi ainda mais direto: o que o avançado dissesse valia zero, porque quem mandava era ele. Não eram arrebatamentos pontuais — eram declarações de princípio.

Na sua primeira conferência como selecionador, Jesus avisou que não teria medo de enfrentar ninguém. Na altura, a frase pareceu retórica. Hoje, soa a profecia. O The Athletic é claro: se Jesus é culpado de algo, é apenas de ser fiel a si próprio. E se alguma reconciliação for possível com Ronaldo, será o capitão a ter de ceder. Caso contrário, Jesus sairá — porque para ele, ceder seria trair tudo aquilo em que acredita.

A desavença entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na Seleção Portuguesa ultrapassou as fronteiras nacionais e colocou o treinador de 72 anos sob o escrutínio internacional. O The Athletic, publicação inglesa de referência, decidiu investigar o percurso do selecionador português e chegou a uma conclusão direta: ninguém, nem mesmo Ronaldo, brinca com Jorge Jesus. O que poderia parecer uma observação superficial revela-se, na verdade, uma síntese de uma carreira marcada por princípios inabaláveis e uma autoridade que não admite negociação.

Jesus é caracterizado pelos ingleses como um homem exigente, meticuloso na tática e convicto das suas convicções. Acima de tudo, é alguém que exerce liderança através de uma autoridade que não se discute. Esta caracterização não é nova — é o reflexo de um padrão que se repete ao longo de toda a sua trajetória profissional. Quando chegou ao Benfica em 2009, Jesus prometeu que os jogadores iriam jogar o dobro do que tinham jogado na época anterior, talvez até melhor. Não era apenas uma frase de efeito. No primeiro dia de trabalho, durante um treino sob calor intenso, retirou a geleira com água que habitualmente estava disponível para os atletas, repreendendo severamente aqueles que tentaram deslocar-se aos balneários. Deixou claro, desde o início, que apenas ele determinava os tempos e as regras da equipa. O impacto foi imediato: conquistou o campeonato na época de estreia, quebrando um jejum de cinco anos. Até 2015, acumulou três Ligas, uma Taça de Portugal e cinco Taças da Liga.

A passagem de Jesus pelo Flamengo consolidou a sua reputação como um treinador capaz de transformar equipas através de táticas ousadas e intensas. O The Athletic não hesita em afirmar que o Brasil se apaixonou por Jesus. As suas abordagens modernas e obsessivas com os detalhes produziram alguns dos melhores momentos de futebol que o país viu nos últimos anos. Os seus jogadores idolatravam-no, compreendendo rapidamente que a sua obsessão pelos detalhes e pelo domínio dos treinos era algo completamente novo no futebol brasileiro. Jesus conquistou títulos nacionais e sul-americanos, deixando uma marca profunda na cultura desportiva do país.

Ao longo da sua carreira, Jesus confrontou-se com jogadores que questionavam a sua autoridade. Em 2012/13, disse a Carlos Martins: «Se eu o quisesse escolher, tê-lo-ia escolhido.» Anos depois, já no Sporting, respondeu a Islam Slimani com uma frase ainda mais direta: «O que Slimani diz vale zero porque quem manda sou eu.» Estas não eram declarações isoladas de um treinador em mau dia. Eram manifestações de um princípio fundamental: Jesus não tolera desafios à sua autoridade. Quando a Federação Portuguesa de Futebol o contratou, sabia exatamente quem estava a contratar — o vencedor em série, o visionário, mas também este Jesus, o homem que não cede.

Na sua primeira conferência de imprensa como selecionador, em julho, Jesus afirmou que não teria medo de enfrentar ninguém. Na altura, a frase suscitou alguma surpresa. Agora, à luz do confronto com Ronaldo, soa carregada de significado. O The Athletic conclui que, se Jesus é culpado de algo, é apenas de se manter fiel aos seus princípios e de defender o seu direito de o fazer em público. A publicação inglesa reconhece que alguma aproximação ainda poderá ser possível, mas deixa claro: será Ronaldo quem terá de ceder. Ou isso, ou Jesus acabará por sair. Para ele, não há meio-termo. Seria uma traição a tudo aquilo em que acredita.

Os jogadores vão jogar o dobro do que jogaram na época passada. E talvez até melhor do que isso.
— Jorge Jesus, apresentação no Benfica em 2009
Se Jesus é culpado de alguma coisa, é apenas de se manter fiel aos seus princípios — e de defender o seu direito de o fazer em público.
— The Athletic
Quieres la nota completa? Lee el original en A Bola ↗
Contáctanos FAQ