Governo inclui baterias em leilão de reserva de energia marcado para agosto

Transformar fontes instáveis em fontes confiáveis
O desafio central que as baterias precisam resolver na transição energética brasileira.
Mark

Por que o governo decidiu incluir baterias agora, e não antes?

Mimi

Porque o setor privado pediu. As empresas de armazenamento viram que a matriz estava ficando cada vez mais dependente de fontes intermitentes e perceberam que tinham uma solução. O governo ouviu e abriu a porta.

Mark

Mas qual é o problema real que as baterias vão resolver?

Mimi

Quando o sol se põe ou o vento cai, o ONS precisa ligar termelétricas para manter a rede estável. Baterias podem armazenar a energia do dia e liberá-la à noite, ou armazenar energia eólica para quando o vento diminui. É sobre flexibilidade.

Mark

E por que isso importa para o Brasil especificamente?

Mimi

Porque o país está apostando pesadamente em eólica e solar. Essas fontes são baratas e limpas, mas são imprevisíveis. Sem armazenamento, você fica preso a termelétricas como backup. Com baterias, você tem uma opção mais moderna.

Mark

Quanto dinheiro estamos falando?

Mimi

A Absae estima R$ 9,8 bilhões em investimentos viáveis se as baterias entrarem no leilão. É um volume significativo, mas ainda depende de as regras serem atrativas o suficiente para os investidores.

Mark

Qual é o risco aqui?

Mimi

Que as baterias não consigam competir com as termelétricas tradicionais se as regras não forem bem desenhadas. Ou que o governo tenha que subsidiar mais do que esperava. A Aneel tem alguns meses para acertar isso.

Mark

E se não acertarem?

Mimi

O leilão acontece mesmo, mas as baterias podem não atrair investimento suficiente. Aí a transição energética fica mais lenta e o país continua dependendo de termelétricas.

  • A dependência crescente de eólicas e solares criou uma vulnerabilidade silenciosa na rede elétrica brasileira: quando o sol se põe ou o vento cessa, o sistema precisa de resposta imediata — e as opções atuais são limitadas.
  • O setor privado de armazenamento pressionava o governo há meses para abrir espaço nos leilões, argumentando que baterias poderiam oferecer uma alternativa mais limpa e ágil às termelétricas acionadas em emergência.
  • O anúncio do ministro Silveira na CERAWeek transformou essa demanda em política: baterias entrarão no leilão de agosto ao lado de termelétricas e hidrelétricas, rompendo uma estrutura que existia em apenas três categorias.
  • A Absae estima que a abertura pode destravar R$ 9,8 bilhões em investimentos, mas as regras específicas para baterias ainda precisam ser definidas pela Aneel — e o mercado observa se a tecnologia conseguirá competir sem subsídios adicionais.

Em um momento em que a transição energética exige não apenas novas fontes, mas novas formas de guardar o que se produz, o Brasil anuncia que seu próximo leilão de reserva de capacidade, previsto para agosto de 2024, incluirá pela primeira vez sistemas de armazenamento em baterias. O ministro Alexandre Silveira, ao falar na CERAWeek em Houston, sinalizou que o país reconhece a intermitência das renováveis como um desafio estrutural — e que a resposta não virá apenas de mais usinas, mas de uma nova inteligência sobre como usar a energia já gerada. É um passo modesto em escala, mas significativo em direção: o Brasil começa a tratar o armazenamento não como acessório, mas como infraestrutura.

O Brasil está prestes a incluir um novo tipo de solução em seu mercado de energia. Em agosto, o governo realizará um leilão de reserva de capacidade que, pela primeira vez, abrirá espaço para sistemas de armazenamento em baterias. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a CERAWeek, conferência do setor energético realizada em Houston, em março de 2024.

A decisão responde a uma pressão crescente do setor privado. Empresas de tecnologia de armazenamento vinham pedindo ao governo que reconhecesse as baterias como solução para um problema central da matriz elétrica brasileira: a intermitência das fontes renováveis. Eólicas e solares produzem energia de forma variável — e sem capacidade de armazenamento, essa variação precisa ser compensada por termelétricas ou hidrelétricas flexíveis. As baterias ofereceriam uma terceira via, mais limpa e potencialmente mais rápida.

Até então, o leilão estava estruturado em torno de três categorias: termelétricas com entrega em 2027 e contratos de sete anos; termelétricas com entrega em 2028 e contratos de 15 anos; e hidrelétricas para ampliações de capacidade, também com 15 anos. As baterias entrarão como quarta categoria, embora as regras específicas ainda estejam sendo elaboradas pela Aneel.

A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia, a Absae, estima que a abertura pode viabilizar cerca de R$ 9,8 bilhões em investimentos — um volume que poderia acelerar a adoção da tecnologia e reduzir seus custos no país. O que ainda não está definido é quanto de potência será contratado em cada categoria, nem os termos exatos para as baterias. Com o leilão marcado para agosto, a Aneel tem alguns meses para finalizar o edital — e o mercado aguarda para saber se as baterias conseguirão competir de forma viável com as fontes tradicionais.

O Brasil está prestes a abrir espaço para um novo tipo de ator no seu mercado de energia. Em agosto, o governo realizará um leilão de reserva de capacidade que, pela primeira vez, incluirá sistemas de armazenamento em baterias ao lado das usinas termelétricas e hidrelétricas tradicionais. O anúncio veio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante sua participação na CERAWeek, conferência anual do setor energético realizada em Houston, nos EUA, em março de 2024.

A decisão responde a uma demanda clara do setor privado. Empresas de tecnologia de armazenamento vinham pedindo ao governo que abrisse o leilão para suas soluções, reconhecendo que baterias poderiam resolver um problema crescente na matriz elétrica brasileira: a intermitência. Conforme Silveira explicou, a inclusão das baterias permitirá que a energia produzida por fontes variáveis — eólicas durante o dia e noite, solares apenas durante o dia — seja armazenada e liberada quando necessário, transformando fontes instáveis em fontes confiáveis.

Até então, o leilão estava estruturado em torno de três categorias apenas. Termelétricas com entrega prevista para julho de 2027 receberiam contratos de sete anos. Outras termelétricas, com entrega em janeiro de 2028, teriam contratos de 15 anos. Hidrelétricas, também para 2028, seguiriam o mesmo prazo de 15 anos, mas apenas para ampliações de capacidade em usinas já existentes. Agora, um quarto tipo de empreendimento — os sistemas de baterias — entrará nessa disputa, embora as regras específicas ainda estejam sendo definidas pela Aneel, a agência reguladora do setor.

O governo abriu consulta pública sobre o leilão em 8 de março, antes mesmo de anunciar a inclusão das baterias. Naquele momento, o objetivo era simples: garantir que o país tivesse potência suficiente para atender à demanda de eletricidade em um cenário de crescente dependência de fontes renováveis. O Operador Nacional do Sistema Elétrico — o ONS — enfrenta um desafio cada vez maior: quando a produção solar cai ao anoitecer ou quando o vento diminui, é preciso acionar usinas termelétricas ou hidrelétricas flexíveis para manter o abastecimento estável. Baterias ofereceriam uma terceira opção, mais limpa e potencialmente mais rápida.

A Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia, a Absae, vê nessa abertura uma oportunidade de escala. Segundo a entidade, a inclusão das baterias no leilão pode viabilizar aproximadamente R$ 9,8 bilhões em investimentos no setor. Esse volume de capital poderia acelerar a adoção da tecnologia no país, reduzindo custos e tornando o armazenamento em baterias competitivo com as alternativas tradicionais. O setor defende que essa flexibilidade é essencial para que a transição energética brasileira seja segura e sustentável.

O que ainda não foi definido é quanto de potência o governo pretende contratar em cada categoria, nem quais serão exatamente as regras para as baterias. Esses detalhes ficarão a cargo da Aneel, que elaborará o edital final e as minutas dos contratos. O leilão está marcado para agosto, o que deixa alguns meses para que a agência reguladora finalize os termos. Enquanto isso, o mercado aguarda para ver se as baterias conseguirão competir de forma viável com as fontes tradicionais, ou se precisarão de subsídios adicionais para se tornarem atrativas aos investidores.

Vamos contemplar as baterias para poder ajudar a impulsionar o investimento, para que possam se viabilizar e fazer com que as energias intermitentes se tornem energias estáveis
— Ministro Alexandre Silveira
Quer a matéria completa? Leia o original em Poder360 ↗
Fale Conosco FAQ