Quando os Estados Unidos recebem pela primeira vez em décadas o maior torneio de futebol do mundo, as suas ruas permanecem em silêncio — não por falta de evento, mas por falta de pertença cultural. O futebol existe na América, mas vive nas margens, sustentado pela paixão das comunidades imigrantes latinas que encontraram nele uma ponte entre dois mundos. É uma ironia que o país anfitrião seja, talvez, o menos inflamado pela chama que ilumina todos os outros.
Futebol não mexe com América: estreia dos EUA no Mundial passa despercebida
O entusiasmo genuíno concentra-se apenas na comunidade latina
Como é possível um país organizar o maior torneio de futebol do mundo e ninguém parecer notar?
Porque o futebol nunca foi verdadeiramente americano. É um desporto de imigrantes, de comunidades latinas. Os americanos têm os seus próprios rituais desportivos.
Mas então, quem estava realmente a ver o jogo naquela noite?
Principalmente mexicanos. Funcionários de restaurante que vestiram a camisola dos EUA mas gritavam como se fosse o México a marcar.
Isso não é contraditório? Apoiar um país enquanto se torce por outro?
Não quando tens família nos dois lados. Aquela empregada queria um empate porque ambos os lados fazem parte de quem ela é.
E os americanos de verdade? Os que nasceram ali?
Provavelmente nem sabiam que havia um Mundial. Se fosse o Super Bowl, seria diferente. Mas futebol? Isso é coisa de outros.
Então o que significa organizar um Mundial num país que não se importa com futebol?
Significa que o futebol continua a ser um desporto de segunda categoria, mesmo quando o palco é o maior possível.
Il Polso
- A estreia da seleção americana no seu próprio Mundial decorreu numa noite de indiferença quase total — as ruas de Palm Beach estavam tão silenciosas como qualquer outra noite comum.
- O único restaurante com movimento futebolístico era mexicano, onde funcionários imigrantes vestiam a camisola dos EUA e gritavam os golos com uma paixão que os próprios americanos não demonstravam.
- Uma empregada, quando questionada sobre um hipotético duelo entre México e Estados Unidos, respondeu que queria um empate — revelando a tensão íntima de quem vive dividido entre duas identidades.
- O futebol americano, o basquetebol e o beisebol continuam a eclipsar o 'soccer', mesmo quando o país organiza o torneio mais assistido do planeta.
- O entusiasmo genuíno pelo Mundial concentra-se nas comunidades latinas, acentuando o fosso entre a importância global do evento e a sua ressonância cultural dentro dos EUA.
Quando os Estados Unidos recebem pela primeira vez em décadas o maior torneio de futebol do mundo, as suas ruas permanecem em silêncio — não por falta de evento, mas por falta de pertença cultural. O futebol existe na América, mas vive nas margens, sustentado pela paixão das comunidades imigrantes latinas que encontraram nele uma ponte entre dois mundos. É uma ironia que o país anfitrião seja, talvez, o menos inflamado pela chama que ilumina todos os outros.
Eram nove da noite em Miami quando os Estados Unidos entravam em campo para a sua estreia num Mundial que o próprio país organizava — ao lado do Canadá e do México, pela primeira vez desde 1994. Mas pelas ruas de Palm Beach, o silêncio era total. Nenhuma agitação, nenhuma celebração. Se fosse beisebol, a cidade estaria em chamas. Mas era futebol, e isso mudava tudo.
A procura por algum fervor americano levou a uma descoberta frustrante: o único lugar com movimento era um restaurante mexicano, com bolas de papel penduradas na entrada a sinalizar que ali se transmitia o jogo. Dentro, os funcionários — todos mexicanos — vestiam a camisola norte-americana e gritavam cada golo dos EUA com uma paixão que parecia vir das entranhas. Quando se perguntou a uma empregada o que faria se México e Estados Unidos se encontrassem, a resposta foi honesta: "Não sei... queria um empate." Era a voz de alguém dividido entre duas lealdades, incapaz de escolher porque ambas faziam parte de si.
A questão que ficava no ar era perturbadora: quantos americanos saberiam sequer que havia um Mundial a decorrer no seu próprio país? O futebol ocupa um lugar estranho na cultura desportiva americana — presente, mas sempre à sombra de outras modalidades. Mesmo quando o país organiza o maior torneio da modalidade, a indiferença permanece. O entusiasmo genuíno vive apenas nas comunidades latinas, naqueles para quem o futebol é verdadeiramente importante. O contraste é gritante: enquanto o resto do mundo ferve, as ruas americanas ficam calmas, como se nada de especial estivesse a acontecer.
Eram nove da noite em Miami quando a seleção dos Estados Unidos entrou em campo para sua estreia no Campeonato do Mundo. Era um momento histórico de certa forma — a primeira vez desde 1994 que o país recebia uma competição de tal envergadura, e desta vez como anfitrião oficial, ao lado do Canadá e do México. Mas pelas ruas de Palm Beach, ninguém parecia ter reparado. Os carros passavam, as palmeiras balançavam ao vento, e havia um silêncio que não combinava com o que deveria ser uma celebração nacional. Se fosse beisebol, talvez a cidade inteira estivesse em chamas. Mas era futebol — ou "soccer", como chamam por lá — e isso mudava tudo.
A procura por um restaurante onde se sentisse alguma vibração americana em torno do jogo levou a uma descoberta frustrante: o silêncio era ensurdecedor. Onde estava o fervor, aquela agitação crescente que caracteriza um Mundial? Onde estava a loucura nas ruas? Depois de alguns minutos a navegar entre as palmeiras, finalmente apareceu alguma coisa — mas não era bem o que se esperava. O único lugar com movimento futebolístico era um restaurante mexicano. Bolas de papel penduradas na entrada sinalizavam que ali se transmitia o jogo. Era, provavelmente, o único sítio nas redondezas onde alguém estava realmente a prestar atenção.
Dentro do estabelecimento, a atmosfera revelava uma verdade incómoda: parecia que era o México que estava em campo, não os Estados Unidos. Os funcionários eram mexicanos, mas todos vestiam a camisola norte-americana. Quando a seleção dos EUA marcava — e marcou quatro vezes — eles gritavam como se fossem golos da sua própria nação. Havia uma paixão ali, uma celebração genuína, mas vinha de quem tinha raízes noutro lugar. Quando se perguntou a uma empregada do restaurante quem apoiaria se México e Estados Unidos se encontrassem na competição, a resposta foi honesta e reveladora: "Não sei, é difícil... Queria um empate." Era a resposta de alguém dividido entre duas lealdades, incapaz de escolher porque ambas faziam parte da sua identidade.
A questão que pairava no ar era simples mas perturbadora: quantos norte-americanos, se perguntados naquela noite, saberiam sequer que havia um Mundial de futebol a decorrer no seu próprio país? Provavelmente poucos. E se soubessem, quantos se importariam? O futebol ocupa um lugar estranho na cultura desportiva americana — presente, mas marginal, sempre à sombra do futebol americano, do basquetebol, do beisebol. Mesmo quando o país organiza o maior torneio da modalidade, quando a seleção nacional joga em casa, a indiferença permanece. O entusiasmo genuíno, aquele que faz as pessoas sair à rua e celebrar, concentra-se apenas na comunidade latina, naqueles para quem o futebol é verdadeiramente importante, naqueles que cresceram com a bola nos pés e não apenas a assistir de sofá. O contraste é gritante: enquanto o resto do mundo ferve com a emoção de um Mundial, as ruas americanas permanecem calmas, indiferentes, como se nada de especial estivesse a acontecer.
Citazioni salienti
Não sei, é difícil... Queria um empate— Empregada de restaurante mexicano, quando questionada sobre quem apoiaria entre México e EUA