Em janeiro de 2021, uma onda de frio invulgarmente intensa levou Portugal a consumir energia elétrica e gás natural em quantidades que o país não via há mais de uma década. Os dados divulgados pela REN revelam não apenas números recordes, mas o retrato de uma nação inteira a proteger-se do frio em simultâneo, empurrando as suas redes energéticas para margens que poucos sistemas estão preparados para suportar. A infraestrutura resistiu — mas a distância entre resistir e ceder nunca foi tão estreita.
Frio bate recordes: Portugal consome mais eletricidade num dia em 11 anos
A rede resistiu, mas operava numa margem muito fina.
Porque é que um recorde de consumo de eletricidade importa? Não é apenas uma questão de números?
Importa porque mostra o ponto em que o sistema está mais frágil. Quando toda a gente liga o aquecimento ao mesmo tempo, a rede tem de estar pronta para entregar essa energia naquele exato momento. Se não estiver, há apagões.
Mas o artigo diz que não houve apagões. Então o sistema funcionou. Qual é o problema?
O problema é a margem. Se o consumo foi recorde, significa que estávamos perto do limite. Se o frio tivesse sido mais intenso, ou se durasse mais dias, a história podia ser diferente.
E o gás natural? Porque é que bate recordes ainda mais altos do que a eletricidade?
Porque muitas casas usam gás para aquecimento. É mais direto — liguem o aquecedor a gás e pronto. A eletricidade é mais diversificada, mas o gás é basicamente tudo para aquecimento nesta altura do ano.
O artigo menciona que Portugal também exportou gás para Espanha durante este período. Como é que isso é possível se estávamos a consumir recordes?
Porque temos um terminal de GNL em Sines que importa gás liquefeito. Naqueles dias, Sines estava a trabalhar ao máximo para trazer gás, e mesmo assim havia gás suficiente para abastecer Portugal e ainda exportar para Espanha.
Isso significa que o sistema funcionou bem?
Funcionou, mas sob pressão extrema. Não sabemos qual era a margem real. Se Sines tivesse tido um problema, ou se a interligação com Espanha tivesse falhado, as coisas podiam ter corrido mal.
Exatamente. O facto de não haver falhas não significa que não houve risco. Significa que tudo correu bem, mas à beira do limite.
Il Polso
- No dia 13 de janeiro, o consumo diário de eletricidade ultrapassou 185 GWh, quebrando um recorde que resistia desde 2010 e sinalizando uma pressão sem precedentes recentes na rede elétrica nacional.
- O pico instantâneo de 9.887 MW registado no dia 12 às 19h30 superou em quase 500 MW o máximo anterior, revelando o momento exato em que o sistema esteve mais vulnerável a falhas em cascata.
- O gás natural foi ainda mais pressionado: no dia 5, o consumo diário de 299,1 GWh e o pico de 14.874 MW pulverizaram todos os registos históricos, com uma diferença de quase 1.400 MW face ao recorde anterior.
- O terminal de GNL de Sines e a interligação de exportação para Espanha atingiram também máximos históricos, mostrando que Portugal geriu simultaneamente a sua própria crise e os compromissos energéticos com os vizinhos.
- A rede resistiu sem apagões generalizados, mas os recordes sucessivos deixam em aberto uma questão urgente: está Portugal preparado para eventos climáticos extremos que podem voltar a ocorrer com maior frequência?
Em janeiro de 2021, uma onda de frio invulgarmente intensa levou Portugal a consumir energia elétrica e gás natural em quantidades que o país não via há mais de uma década. Os dados divulgados pela REN revelam não apenas números recordes, mas o retrato de uma nação inteira a proteger-se do frio em simultâneo, empurrando as suas redes energéticas para margens que poucos sistemas estão preparados para suportar. A infraestrutura resistiu — mas a distância entre resistir e ceder nunca foi tão estreita.
A onda de frio que atingiu Portugal em janeiro de 2021 deixou marcas profundas na infraestrutura energética do país. No dia 13, o consumo diário de eletricidade chegou a 185,1 GWh — um valor não registado desde janeiro de 2010. Era o sinal visível de um país inteiro a ligar aquecedores e sistemas de climatização ao mesmo tempo, empurrando a rede para limites que poucos se lembravam de ter visto.
O pico instantâneo foi ainda mais revelador. No dia 12, às 19h30, a procura atingiu 9.887 MW, superando em quase 500 MW o recorde anterior de 2010. A distinção entre consumo diário e pico horário é essencial: o primeiro mede a resistência ao longo de 24 horas; o segundo marca o instante de maior vulnerabilidade do sistema.
O gás natural contou uma história ainda mais intensa. No dia 5 de janeiro, o consumo diário chegou a 299,1 GWh, ultrapassando o máximo de 2017, e o pico horário de 14.874 MW superou em quase 1.400 MW o recorde anterior. O terminal de GNL de Sines registou um novo máximo histórico em emissão diária, e três dias depois a exportação para Espanha pela interligação de Campo Maior também bateu recordes — Portugal geriu a sua própria crise enquanto honrava compromissos com os vizinhos.
A REN foi clara: a causa foi direta — o frio intenso levou famílias e empresas a aumentar o aquecimento em simultâneo, testando os limites de um sistema que não estava habituado a esta pressão há mais de uma década. Não houve apagões. A rede resistiu. Mas os recordes sucessivos deixam uma pergunta sem resposta: será esta uma situação pontual, ou um aviso de que Portugal precisa de reforçar a sua capacidade energética para enfrentar os eventos climáticos extremos que o futuro pode trazer?
A onda de frio que varreu Portugal em janeiro de 2021 deixou marcas profundas na infraestrutura energética do país. Na quarta-feira, dia 13, o consumo diário de eletricidade atingiu 185,1 gigawatts-hora — um recorde que não era visto desde janeiro de 2010, onze anos antes. Os números, divulgados pela REN — Redes Energéticas Nacionais — revelam um país inteiro ligando aquecedores, bombas de calor e sistemas de climatização ao mesmo tempo, empurrando a rede elétrica para limites que poucos se lembravam de ter visto.
Mas o pico de consumo instantâneo foi ainda mais dramático. No dia 12, às 19h30, a procura de eletricidade atingiu 9.887 megawatts — superando em quase 500 megawatts o recorde anterior de 9.403 megawatts registado em 2010. Naquele momento específico, Portugal estava a pedir à sua rede energética mais do que jamais havia pedido num período de ponta de consumo. A diferença entre um recorde diário e um pico horário é importante: o primeiro mede quanto se consome ao longo de 24 horas; o segundo mostra o instante em que a pressão é máxima, quando o sistema está mais vulnerável a falhas.
O gás natural contou uma história ainda mais intensa. No dia 5 de janeiro, o consumo diário de gás atingiu 299,1 gigawatts-hora, ultrapassando o máximo anterior de 269,9 gigawatts-hora registado em dezembro de 2017. Nesse mesmo dia, às 20 horas, o pico de consumo de gás chegou a 14.874 megawatts — um número que não tinha precedentes. O recorde anterior era de 13.539 megawatts, registado em janeiro de 2020. A diferença de quase 1.400 megawatts representa uma pressão extraordinária sobre as infraestruturas de distribuição.
Esta sequência de recordes não é coincidência. A REN foi clara na sua análise: a vaga de frio intenso foi a causa direta. Quando as temperaturas caem significativamente, as famílias e as empresas aumentam simultaneamente o aquecimento, criando picos de procura que testam os limites de qualquer sistema energético. Portugal, como muitos países europeus, não estava habituado a este tipo de pressão extrema — pelo menos não nos últimos onze anos.
Os dados revelam ainda que a infraestrutura de gás natural foi particularmente pressionada. No dia 5, o terminal de GNL de Sines — o ponto de entrada de gás natural liquefeito no país — registou um novo máximo histórico em emissão diária para a rede nacional. Três dias depois, no dia 8, a exportação de gás para Espanha através da interligação de Campo Maior também atingiu um recorde. Isto significa que Portugal não apenas consumiu mais gás do que nunca; também teve de gerir fluxos de importação e exportação em níveis extremos, equilibrando a sua própria procura com os compromissos de fornecimento aos vizinhos.
O que estes números revelam é um sistema energético que funcionou, mas que foi levado aos seus limites. Não houve apagões generalizados, não houve cortes de fornecimento — a rede resistiu. Mas os recordes sucessivos, em eletricidade e em gás, em consumo diário e em picos horários, mostram que Portugal estava operando numa margem muito fina. A questão que fica em aberto é se esta será uma situação pontual ou um sinal de que o país precisa de reforçar a sua capacidade energética para lidar com eventos climáticos extremos que possam voltar a ocorrer.
Citazioni salienti
A vaga de frio é a razão para o aumento de consumo de energia, levando a bater recordes tanto a nível de pico como de consumo diário— REN — Redes Energéticas Nacionais