No limiar da estação seca, quando o ar perde umidade e o solo se converte em combustível silencioso, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia enfrentou dois incêndios em dias consecutivos — um no bambuzal de Vitória da Conquista, outro em pastagem de Itapetinga. O episódio não é apenas um acidente climático: é um lembrete de que a vulnerabilidade ambiental exige resposta coletiva, e que a fronteira entre descuido e catástrofe pode ser uma simples ponta de cigarro jogada ao chão.
Clima seco eleva risco de incêndios nos campi da Uesb
Solo seco queima facilmente a partir de uma fagulha
Por que dois incêndios em dois dias? Isso é coincidência ou há algo estrutural acontecendo?
Não é coincidência. Estamos em setembro, final da estação seca. A umidade do ar cai drasticamente, o solo fica ressecado, e qualquer material sobre ele vira combustível. Quando o fogo começa, ele se espalha muito rápido porque não há umidade para frear.
Mas a gente não sabe exatamente o que causou cada incêndio, certo? O texto diz que pode ser intencional ou não, mas não especifica o que aconteceu em cada caso.
Verdade. Só sabemos que um atingiu o bambuzal em Vitória da Conquista e outro atingiu pastagem em Itapetinga. As causas específicas não foram divulgadas.
E qual é o plano da universidade para evitar que isso se repita?
Eles estão fazendo manutenção dos aceiros — basicamente, limpando faixas de terra que funcionam como barreiras contra o fogo nas divisas com propriedades vizinhas. E estão pedindo que toda a comunidade colabore não jogando materiais inflamáveis no chão.
Os aceiros já existiam ou é algo novo?
Já existiam, mas precisam de manutenção constante. A empresa foi contratada para fazer exatamente isso — remover o material acumulado que pode alimentar o fogo.
Qual é o papel da comunidade acadêmica nisso tudo?
Fundamental. Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acesas, não descartar vidro em áreas abertas porque pode concentrar luz solar e iniciar fogo espontaneamente, não acumular lixo. São gestos simples que, quando praticados por todos, criam uma rede de proteção.
E se alguém vir algo suspeito? Como reporta?
Existem números específicos para cada campus. Vitória da Conquista é (77) 3424-8617, Itapetinga é (77) 3261-8450, Jequié é (73) 3526-9617. E o Corpo de Bombeiros deve ser acionado em casos de focos ativos.
Quanto tempo ainda dura essa estação de risco?
Enquanto não chover significativamente, o risco permanece elevado. Estamos falando de semanas ainda, dependendo do padrão de chuvas.
The Pulse
- Dois focos de incêndio em 48 horas, em dois campi diferentes, revelaram a fragilidade das áreas verdes universitárias diante de uma estiagem prolongada que transforma folhas e galhos em material explosivo.
- A baixa umidade do ar criou condições em que qualquer fagulha — intencional ou acidental — pode se transformar rapidamente em chamas incontroláveis, segundo a professora de Engenharia Florestal da própria instituição.
- O reitor e a vice-reitora foram pessoalmente ao campus de Itapetinga avaliar os danos, sinalizando que a resposta institucional vai além do discurso e exige presença e compromisso visíveis.
- A universidade já contratou empresa para manutenção de aceiros nas divisas dos campi e abriu canais diretos de comunicação para que qualquer membro da comunidade reporte situações de risco imediatamente.
- Com semanas de estiagem ainda pela frente, o alerta permanece ativo: a segurança dos campi depende tanto das medidas institucionais quanto de gestos individuais simples — não jogar fósforos, não descartar vidros em áreas abertas, não acumular lixo seco.
No limiar da estação seca, quando o ar perde umidade e o solo se converte em combustível silencioso, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia enfrentou dois incêndios em dias consecutivos — um no bambuzal de Vitória da Conquista, outro em pastagem de Itapetinga. O episódio não é apenas um acidente climático: é um lembrete de que a vulnerabilidade ambiental exige resposta coletiva, e que a fronteira entre descuido e catástrofe pode ser uma simples ponta de cigarro jogada ao chão.
O ar seco do final de setembro transformou os campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em zonas de risco. Nos dias 27 e 28 de setembro, dois incêndios atingiram, respectivamente, o bambuzal do campus de Vitória da Conquista e uma área de pastagem em Itapetinga — dois eventos em dois dias, ambos alimentados pela estiagem prolongada que retira a umidade do solo e converte qualquer material vegetal acumulado em combustível pronto para arder.
Na quarta-feira seguinte, o reitor Robério Rodrigues e a vice-reitora Francislene Cerqueira visitaram pessoalmente a área afetada em Itapetinga. O reitor reafirmou que a prioridade desde o primeiro momento havia sido proteger pessoas, animais, o patrimônio universitário e a vegetação nativa, e anunciou que as medidas preventivas seriam reforçadas. A visita marcou uma mudança de postura: a universidade reconhece que o risco não passou e que os próximos meses exigirão vigilância constante.
A professora Daíse Cardoso, do curso de Engenharia Florestal, explicou a dinâmica por trás dos incêndios: solo seco por longos períodos torna inflamável tudo que está sobre ele. Sem resistência, o fogo se propaga rapidamente — e o perigo aumenta onde há acúmulo de material vegetal não manejado, especialmente nas divisas com áreas de mata nativa. Para conter esse risco, a Uesb já contratou empresa responsável pela manutenção dos aceiros nessas fronteiras.
Mas a professora foi direta: a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acesas, não descartar recipientes de vidro em áreas abertas — o vidro concentra raios solares e pode iniciar incêndios espontâneos —, e não acumular lixo seco são gestos simples que, praticados por toda a comunidade, formam uma rede de proteção real. A universidade disponibilizou números de contato nos três campi para reporte imediato de situações de risco, e orienta que focos ativos sejam comunicados diretamente ao Corpo de Bombeiros. A estação seca ainda não terminou, e a segurança dos campi depende de cada pessoa que por eles transita.
O ar seco do final de setembro trouxe consigo um risco que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia não podia ignorar. Quando a umidade cai e as chuvas desaparecem por semanas, o solo se transforma em combustível — qualquer fagulha, intencional ou não, pode deflagrar um incêndio que se espalha com velocidade assustadora. Foi exatamente isso que aconteceu nos campi da Uesb em dois dias consecutivos.
No domingo, 27 de setembro, chamas atingiram parte do bambuzal do campus de Vitória da Conquista. Menos de vinte e quatro horas depois, na segunda-feira, 28, um segundo foco de incêndio consumiu área de pastagem no campus de Itapetinga. Dois eventos em dois dias, ambos em contexto de estiagem prolongada, sinalizavam um padrão que a universidade não poderia deixar passar. Na quarta-feira, 30, o reitor Robério Rodrigues e a vice-reitora Francislene Cerqueira visitaram pessoalmente a zona afetada em Itapetinga para avaliar os danos e reforçar o compromisso institucional.
O reitor deixou claro qual havia sido a prioridade desde o primeiro momento: proteger pessoas, animais, o patrimônio da universidade e as áreas de vegetação nativa. "Agradecemos a atuação de todos que contribuíram para o controle do fogo e seguiremos acompanhando as áreas atingidas e fortalecendo as medidas preventivas, porque cuidar da Uesb significa também cuidar do meio ambiente e da segurança das pessoas e animais", afirmou. A declaração não era apenas retórica — ela sinalizava uma mudança de postura institucional diante de um risco que tende a se intensificar nos próximos meses.
Daíse Cardoso, professora do curso de Engenharia Florestal da Uesb, ofereceu a explicação técnica por trás dos incêndios. Quando o solo perde umidade e permanece seco por longos períodos, qualquer material sobre ele — folhas, galhos, detritos — se torna altamente inflamável. Uma vez que o fogo começa, ele não encontra resistência. O material seco queima rapidamente, e as chamas se propagam com facilidade. A situação piora quando há acúmulo de material vegetal não manejado, especialmente nas áreas de mata nativa que fazem divisa com os campi.
A universidade já havia contratado uma empresa para fazer a manutenção dos aceiros — faixas de terra limpa que funcionam como barreiras contra o avanço do fogo. Esses aceiros estão localizados justamente nas divisas entre os campi e as propriedades vizinhas que mantêm áreas de mata nativa. Sem o manejo adequado do material acumulado no solo, essas áreas de mata se tornam zonas de risco elevado. A professora Daíse enfatizou que essa é uma responsabilidade compartilhada: toda a comunidade acadêmica e do entorno dos campi pode e deve contribuir com medidas de prevenção.
A contribuição começa com gestos simples, mas decisivos. Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acesas no chão. Não descartar recipientes de vidro em áreas abertas — o vidro concentra os raios solares e pode iniciar um incêndio espontaneamente. Não acumular lixo ou material seco em locais onde possa servir de combustível. Essas ações, quando praticadas por toda a comunidade, criam uma rede de proteção que reduz significativamente o risco.
A universidade disponibilizou canais de comunicação para que qualquer pessoa que identifique situações de risco possa reportar imediatamente. No campus de Vitória da Conquista, o número é (77) 3424-8617. Em Itapetinga, (77) 3261-8450. Em Jequié, (73) 3526-9617. Além disso, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado em casos de focos ativos de incêndio. A mensagem é clara: vigilância constante, comunicação rápida, ação imediata.
Os próximos meses serão críticos. A estação seca ainda tem semanas pela frente, e o risco permanecerá elevado enquanto não choverem quantidades significativas. A Uesb está se preparando, mas a segurança dos campi e das áreas ambientais ao redor deles depende também da responsabilidade individual de cada pessoa que transita por esses espaços.
Notable Quotes
A prioridade, desde o primeiro momento, foi proteger as pessoas, os animais, o patrimônio da Universidade e as áreas ambientais— Reitor Robério Rodrigues
Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acesas no chão, ou mesmo recipientes de vidro que podem concentrar os raios solares e iniciar o fogo espontaneamente, é responsabilidade de toda a comunidade acadêmica— Professora Daíse Cardoso, Engenharia Florestal