Brasileiros vítimas de tráfico em Madagascar pedem repatriação ao Itamaraty

Vinte e três brasileiros foram mantidos em cárcere, forçados a trabalhar em esquema de fraudes eletrônicas sob ameaça de tortura, e tiveram passaportes apreendidos pelas autoridades locais.
Viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos
Brasileiros presos em Madagascar pedem ao Itamaraty que pague suas passagens de retorno, argumentando que não têm meios financeiros após sairem de tráfico humano.
Mark

Por que esses brasileiros estão em Madagascar em primeiro lugar? Como caem em uma rede de tráfico assim?

Mimi

A carta não explica como chegaram lá. Só diz que foram mantidos em cárcere e forçados a fazer golpes eletrônicos. Provavelmente foram recrutados com promessas de trabalho, como acontece em muitos casos de tráfico.

Luke

Exato — a gente não sabe. Pode ser que tenham ido voluntariamente para um "emprego" que virou exploração, ou podem ter sido enganados desde o início. A reportagem não tem essa informação.

Mark

E agora, presos em Madagascar, eles pedem que o Brasil pague para trazê-los de volta. O governo tem obrigação de fazer isso?

Mimi

Não, legalmente não tem. A lei diz que o Itamaraty deve oferecer assistência consular imediata, mas repatriação é excepcional. Exige comprovação de que não têm dinheiro, que nunca foram repatriados antes, e que o ministério tenha orçamento.

Luke

E aqui está o nó: eles dizem que não têm recursos porque acabaram de sair de uma situação de escravidão. Mas o Itamaraty pediu que comprovem isso pela Defensoria Pública da União — que fica no Brasil. Como fazem isso de Madagascar, sem passaporte, sem dinheiro?

Mark

Então o que o Itamaraty está fazendo agora?

Mimi

Está em contato diário com eles, oferecendo orientações legais. Facilitou hospedagem, deu alguma assistência financeira conforme permite o regulamento. Está mediando com organizações locais. E está preparando uma missão de acompanhamento consular no local.

Luke

Tudo isso é importante, mas nenhuma dessas ações resolve o problema central: eles não têm passaporte, não têm dinheiro, e o governo diz que repatriação não é direito adquirido. A missão de acompanhamento é boa, mas não sabemos o que vai resultar dela.

Mark

E as autoridades de Madagascar? Eles foram presos por fraude eletrônica. Qual é a situação legal deles lá?

Mimi

Foram detidos em 19 de agosto sob suspeita de envolvimento em esquema de fraudes. Mas o grupo diz que cometia esses crimes sob ameaça de tortura — o que é típico de vítimas de tráfico humano.

Luke

Aí está outra complicação: eles são vítimas de tráfico, mas também foram presos por crimes que cometeram. O Itamaraty está em contato com as autoridades locais para garantir devido processo legal, mas não sabemos se Madagascar vai reconhecê-los como vítimas ou se vai processá-los como criminosos.

Mark

Qual é o próximo passo?

Mimi

O Itamaraty vai enviar uma missão de acompanhamento consular. Depois disso, talvez haja uma decisão sobre repatriação, mas não é garantido.

Luke

E enquanto isso, vinte e três pessoas continuam em Madagascar, dependendo de uma organização social local para comer e dormir, sem passaporte, sem dinheiro, e sem saber se o Brasil vai trazê-los de volta.

  • Vinte e três brasileiros vivem em situação de extrema vulnerabilidade em Madagascar, dependendo de uma organização social local para comer e ter onde dormir.
  • As autoridades malgaxes apreenderam os passaportes do grupo e só prometem devolvê-los mediante apresentação de passagens de retorno — um círculo vicioso que os mantém presos sem recursos.
  • O grupo enviou carta formal ao Itamaraty alegando escravidão moderna e pedindo passagens custeadas pelo governo e emissão de Autorização de Retorno ao Brasil.
  • O Itamaraty reconhece a gravidade, mantém contato diário por meio da Embaixada em Maputo e prepara missão consular in loco, mas reafirma que repatriação não é direito garantido.
  • Uma semana depois do pedido, a situação permanece inalterada: os brasileiros aguardam resposta definitiva enquanto o tempo e a incerteza pesam sobre eles.

Vinte e três brasileiros detidos em Antananarivo, capital de Madagascar, afirmam ter sido capturados por uma rede internacional de tráfico humano e forçados a cometer fraudes digitais sob ameaça de tortura. Presos em operação policial em agosto de 2026, eles pedem ao Itamaraty passagens de retorno e documentos consulares, mas a lei brasileira não garante repatriação automática — apenas assistência. O caso ilumina a tensão entre o dever humanitário do Estado e os limites formais da legislação consular, enquanto vidas permanecem suspensas entre dois continentes.

Vinte e três brasileiros detidos em Antananarivo dizem ter sido vítimas de uma rede internacional de tráfico humano que os manteve em cárcere e os forçou a aplicar golpes digitais contra outros brasileiros. Em 19 de agosto, uma operação policial malgaxe desmantelou o complexo onde estavam sendo explorados — mas os deteve como suspeitos. O grupo insiste que agia sob ameaça de tortura, circunstância que caracteriza o tráfico de pessoas.

No dia 6 de setembro, um porta-voz enviou carta ao Itamaraty pedindo passagens de retorno e assistência consular. O obstáculo é duplo: as autoridades locais apreenderam os passaportes e só os devolvem mediante apresentação de passagens, enquanto o grupo afirma não ter recursos financeiros nem apoio familiar suficiente para arcar com os custos. Por isso, pediram também a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, documento que permite embarque sem passaporte.

A lei brasileira prevê assistência consular imediata a vítimas de tráfico no exterior, mas não obriga o Estado a custear a repatriação. Para que o Itamaraty conceda o retorno, é preciso comprovar incapacidade financeira pela Defensoria Pública da União, nunca ter sido repatriado antes e haver orçamento disponível. Trata-se de uma concessão excepcional, não de um direito automático.

O ministério afirmou agir dentro dos limites da legislação nacional e internacional. A Embaixada em Maputo mantém contato diário com o grupo, o cônsul honorário em Antananarivo facilitou hospedagem e foi prestado auxílio financeiro conforme o regulamento consular permite. Uma missão de acompanhamento presencial estava sendo finalizada. Ainda assim, uma semana após o envio da carta, os brasileiros continuavam sob proteção de uma organização social malgaxe, aguardando uma resposta que ainda não chegou.

Vinte e três brasileiros estão presos em Antananarivo, a capital de Madagascar, e dizem que foram vítimas de tráfico humano. No dia 6 de setembro, um porta-voz do grupo enviou uma carta ao Itamaraty pedindo que o governo pagasse suas passagens de volta ao Brasil e oferecesse assistência consular. A situação deles é urgente: afirmam estar em "extrema vulnerabilidade e risco iminente à vida", e no momento estão recebendo comida e abrigo de uma organização social local.

O que levou esses brasileiros a Madagascar é uma história de exploração. Segundo o documento que enviaram ao ministério, eles foram mantidos em cárcere por uma rede internacional de tráfico de pessoas e forçados a cometer estelionatos eletrônicos — golpes digitais contra brasileiros. No dia 19 de agosto, foram presos em uma operação policial que visava o complexo onde estavam sendo explorados. As autoridades locais os detiveram sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes, mas o grupo insiste que cometiam esses crimes sob ameaça de tortura, uma característica comum do tráfico humano.

Um obstáculo imediato complica a situação: as autoridades de Madagascar apreenderam os passaportes dos brasileiros e disseram que só os devolveriam se apresentassem passagens de retorno. Por isso, o grupo pediu também que o Itamaraty emitisse uma Autorização de Retorno ao Brasil, um documento que permite embarque mesmo sem passaporte. "O Itamaraty tem orientado o grupo a aguardar trâmites da Interpol e a arcar com os custos das próprias passagens. Contudo, viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos financeiros, tampouco nossas famílias no Brasil", diz a carta, assinada por um dos membros em nome dos demais.

A lei brasileira que trata de tráfico de pessoas estabelece que a assistência imediata às vítimas no exterior é responsabilidade da rede consular do país, mas não há obrigação legal de o poder público pagar pela repatriação. Para que o Itamaraty autorize o retorno, a vítima precisa comprovar incapacidade financeira por meio da Defensoria Pública da União, nunca ter sido repatriada antes, e o ministério precisa ter orçamento disponível. Repatriação não é um direito automático; é uma concessão excepcional sujeita a vários critérios.

O Itamaraty respondeu à Folha que está agindo "no limite do que lhe é facultado pela legislação internacional e nacional". A Embaixada do Brasil em Maputo, Moçambique — que é responsável por Madagascar — está em contato diário com o grupo, oferecendo orientações sobre como proceder diante das acusações das autoridades policiais locais. O ministério também afirmou que atua como mediador entre os brasileiros e organizações locais, facilitou hospedagem por meio do cônsul honorário em Antananarivo e prestou auxílio financeiro conforme o regulamento consular permite.

O ministério está em contato permanente com as autoridades malgaxes para obter esclarecimentos sobre a situação pessoal e processual de cada brasileiro, e para garantir o cumprimento do devido processo legal e o respeito aos direitos de defesa. Sobre a solicitação de assistência presencial, o Itamaraty disse estar finalizando os preparativos para uma missão de acompanhamento consular no local. Mas quanto à repatriação, a resposta foi clara: não se trata de um "direito adquirido". A concessão permanece excepcional e condicionada ao cumprimento de uma série de critérios e requisitos.

Uma semana após enviar o pedido por email, a situação dos brasileiros permanecia a mesma, segundo o porta-voz do grupo. Eles continuam sob proteção de uma organização social malgaxe, aguardando uma resposta do governo brasileiro sobre se receberão ajuda para voltar para casa.

O Itamaraty tem orientado o grupo a aguardar trâmites da Interpol e a arcar com os custos das próprias passagens. Contudo, viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos financeiros, tampouco nossas famílias no Brasil.
— Porta-voz do grupo de brasileiros em carta ao Itamaraty
Não se trata de direito adquirido. Sua concessão é sempre excepcional e está condicionada ao cumprimento de uma série de critérios e requisitos.
— Itamaraty, em nota à Folha
Contact Us FAQ