Vinte e três brasileiros detidos em Antananarivo, capital de Madagascar, afirmam ter sido capturados por uma rede internacional de tráfico humano e forçados a cometer fraudes digitais sob ameaça de tortura. Presos em operação policial em agosto de 2026, eles pedem ao Itamaraty passagens de retorno e documentos consulares, mas a lei brasileira não garante repatriação automática — apenas assistência. O caso ilumina a tensão entre o dever humanitário do Estado e os limites formais da legislação consular, enquanto vidas permanecem suspensas entre dois continentes.
Brasileiros vítimas de tráfico em Madagascar pedem repatriação ao Itamaraty
Viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos
Por que esses brasileiros estão em Madagascar em primeiro lugar? Como caem em uma rede de tráfico assim?
A carta não explica como chegaram lá. Só diz que foram mantidos em cárcere e forçados a fazer golpes eletrônicos. Provavelmente foram recrutados com promessas de trabalho, como acontece em muitos casos de tráfico.
Exato — a gente não sabe. Pode ser que tenham ido voluntariamente para um "emprego" que virou exploração, ou podem ter sido enganados desde o início. A reportagem não tem essa informação.
E agora, presos em Madagascar, eles pedem que o Brasil pague para trazê-los de volta. O governo tem obrigação de fazer isso?
Não, legalmente não tem. A lei diz que o Itamaraty deve oferecer assistência consular imediata, mas repatriação é excepcional. Exige comprovação de que não têm dinheiro, que nunca foram repatriados antes, e que o ministério tenha orçamento.
E aqui está o nó: eles dizem que não têm recursos porque acabaram de sair de uma situação de escravidão. Mas o Itamaraty pediu que comprovem isso pela Defensoria Pública da União — que fica no Brasil. Como fazem isso de Madagascar, sem passaporte, sem dinheiro?
Então o que o Itamaraty está fazendo agora?
Está em contato diário com eles, oferecendo orientações legais. Facilitou hospedagem, deu alguma assistência financeira conforme permite o regulamento. Está mediando com organizações locais. E está preparando uma missão de acompanhamento consular no local.
Tudo isso é importante, mas nenhuma dessas ações resolve o problema central: eles não têm passaporte, não têm dinheiro, e o governo diz que repatriação não é direito adquirido. A missão de acompanhamento é boa, mas não sabemos o que vai resultar dela.
E as autoridades de Madagascar? Eles foram presos por fraude eletrônica. Qual é a situação legal deles lá?
Foram detidos em 19 de agosto sob suspeita de envolvimento em esquema de fraudes. Mas o grupo diz que cometia esses crimes sob ameaça de tortura — o que é típico de vítimas de tráfico humano.
Aí está outra complicação: eles são vítimas de tráfico, mas também foram presos por crimes que cometeram. O Itamaraty está em contato com as autoridades locais para garantir devido processo legal, mas não sabemos se Madagascar vai reconhecê-los como vítimas ou se vai processá-los como criminosos.
Qual é o próximo passo?
O Itamaraty vai enviar uma missão de acompanhamento consular. Depois disso, talvez haja uma decisão sobre repatriação, mas não é garantido.
E enquanto isso, vinte e três pessoas continuam em Madagascar, dependendo de uma organização social local para comer e dormir, sem passaporte, sem dinheiro, e sem saber se o Brasil vai trazê-los de volta.
The Pulse
- Vinte e três brasileiros vivem em situação de extrema vulnerabilidade em Madagascar, dependendo de uma organização social local para comer e ter onde dormir.
- As autoridades malgaxes apreenderam os passaportes do grupo e só prometem devolvê-los mediante apresentação de passagens de retorno — um círculo vicioso que os mantém presos sem recursos.
- O grupo enviou carta formal ao Itamaraty alegando escravidão moderna e pedindo passagens custeadas pelo governo e emissão de Autorização de Retorno ao Brasil.
- O Itamaraty reconhece a gravidade, mantém contato diário por meio da Embaixada em Maputo e prepara missão consular in loco, mas reafirma que repatriação não é direito garantido.
- Uma semana depois do pedido, a situação permanece inalterada: os brasileiros aguardam resposta definitiva enquanto o tempo e a incerteza pesam sobre eles.
Vinte e três brasileiros detidos em Antananarivo, capital de Madagascar, afirmam ter sido capturados por uma rede internacional de tráfico humano e forçados a cometer fraudes digitais sob ameaça de tortura. Presos em operação policial em agosto de 2026, eles pedem ao Itamaraty passagens de retorno e documentos consulares, mas a lei brasileira não garante repatriação automática — apenas assistência. O caso ilumina a tensão entre o dever humanitário do Estado e os limites formais da legislação consular, enquanto vidas permanecem suspensas entre dois continentes.
Vinte e três brasileiros detidos em Antananarivo dizem ter sido vítimas de uma rede internacional de tráfico humano que os manteve em cárcere e os forçou a aplicar golpes digitais contra outros brasileiros. Em 19 de agosto, uma operação policial malgaxe desmantelou o complexo onde estavam sendo explorados — mas os deteve como suspeitos. O grupo insiste que agia sob ameaça de tortura, circunstância que caracteriza o tráfico de pessoas.
No dia 6 de setembro, um porta-voz enviou carta ao Itamaraty pedindo passagens de retorno e assistência consular. O obstáculo é duplo: as autoridades locais apreenderam os passaportes e só os devolvem mediante apresentação de passagens, enquanto o grupo afirma não ter recursos financeiros nem apoio familiar suficiente para arcar com os custos. Por isso, pediram também a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, documento que permite embarque sem passaporte.
A lei brasileira prevê assistência consular imediata a vítimas de tráfico no exterior, mas não obriga o Estado a custear a repatriação. Para que o Itamaraty conceda o retorno, é preciso comprovar incapacidade financeira pela Defensoria Pública da União, nunca ter sido repatriado antes e haver orçamento disponível. Trata-se de uma concessão excepcional, não de um direito automático.
O ministério afirmou agir dentro dos limites da legislação nacional e internacional. A Embaixada em Maputo mantém contato diário com o grupo, o cônsul honorário em Antananarivo facilitou hospedagem e foi prestado auxílio financeiro conforme o regulamento consular permite. Uma missão de acompanhamento presencial estava sendo finalizada. Ainda assim, uma semana após o envio da carta, os brasileiros continuavam sob proteção de uma organização social malgaxe, aguardando uma resposta que ainda não chegou.
Vinte e três brasileiros estão presos em Antananarivo, a capital de Madagascar, e dizem que foram vítimas de tráfico humano. No dia 6 de setembro, um porta-voz do grupo enviou uma carta ao Itamaraty pedindo que o governo pagasse suas passagens de volta ao Brasil e oferecesse assistência consular. A situação deles é urgente: afirmam estar em "extrema vulnerabilidade e risco iminente à vida", e no momento estão recebendo comida e abrigo de uma organização social local.
O que levou esses brasileiros a Madagascar é uma história de exploração. Segundo o documento que enviaram ao ministério, eles foram mantidos em cárcere por uma rede internacional de tráfico de pessoas e forçados a cometer estelionatos eletrônicos — golpes digitais contra brasileiros. No dia 19 de agosto, foram presos em uma operação policial que visava o complexo onde estavam sendo explorados. As autoridades locais os detiveram sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes, mas o grupo insiste que cometiam esses crimes sob ameaça de tortura, uma característica comum do tráfico humano.
Um obstáculo imediato complica a situação: as autoridades de Madagascar apreenderam os passaportes dos brasileiros e disseram que só os devolveriam se apresentassem passagens de retorno. Por isso, o grupo pediu também que o Itamaraty emitisse uma Autorização de Retorno ao Brasil, um documento que permite embarque mesmo sem passaporte. "O Itamaraty tem orientado o grupo a aguardar trâmites da Interpol e a arcar com os custos das próprias passagens. Contudo, viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos financeiros, tampouco nossas famílias no Brasil", diz a carta, assinada por um dos membros em nome dos demais.
A lei brasileira que trata de tráfico de pessoas estabelece que a assistência imediata às vítimas no exterior é responsabilidade da rede consular do país, mas não há obrigação legal de o poder público pagar pela repatriação. Para que o Itamaraty autorize o retorno, a vítima precisa comprovar incapacidade financeira por meio da Defensoria Pública da União, nunca ter sido repatriada antes, e o ministério precisa ter orçamento disponível. Repatriação não é um direito automático; é uma concessão excepcional sujeita a vários critérios.
O Itamaraty respondeu à Folha que está agindo "no limite do que lhe é facultado pela legislação internacional e nacional". A Embaixada do Brasil em Maputo, Moçambique — que é responsável por Madagascar — está em contato diário com o grupo, oferecendo orientações sobre como proceder diante das acusações das autoridades policiais locais. O ministério também afirmou que atua como mediador entre os brasileiros e organizações locais, facilitou hospedagem por meio do cônsul honorário em Antananarivo e prestou auxílio financeiro conforme o regulamento consular permite.
O ministério está em contato permanente com as autoridades malgaxes para obter esclarecimentos sobre a situação pessoal e processual de cada brasileiro, e para garantir o cumprimento do devido processo legal e o respeito aos direitos de defesa. Sobre a solicitação de assistência presencial, o Itamaraty disse estar finalizando os preparativos para uma missão de acompanhamento consular no local. Mas quanto à repatriação, a resposta foi clara: não se trata de um "direito adquirido". A concessão permanece excepcional e condicionada ao cumprimento de uma série de critérios e requisitos.
Uma semana após enviar o pedido por email, a situação dos brasileiros permanecia a mesma, segundo o porta-voz do grupo. Eles continuam sob proteção de uma organização social malgaxe, aguardando uma resposta do governo brasileiro sobre se receberão ajuda para voltar para casa.
Notable Quotes
O Itamaraty tem orientado o grupo a aguardar trâmites da Interpol e a arcar com os custos das próprias passagens. Contudo, viemos de uma situação de escravidão moderna; não temos recursos financeiros, tampouco nossas famílias no Brasil.— Porta-voz do grupo de brasileiros em carta ao Itamaraty
Não se trata de direito adquirido. Sua concessão é sempre excepcional e está condicionada ao cumprimento de uma série de critérios e requisitos.— Itamaraty, em nota à Folha