Há uma velha crença no futebol brasileiro de que dominar a bola é dominar o jogo — mas os amistosos contra a Austrália, disputados em outubro de 2026, começam a questionar essa herança. Sob Carlo Ancelotti, a seleção oscilou entre 65% e 51% de posse sem que sua capacidade de finalizar o gol adversário se alterasse de forma significativa, sugerindo que o verdadeiro poder ofensivo reside menos no tempo de contato com a bola e mais na clareza do que fazer quando a oportunidade aparece. A derrota para a Noruega na Copa do Mundo deixou uma cicatriz coletiva, mas os números revelam que o problema nu
Brasil muda posse de bola, mas mantém mesma objetividade ofensiva
Quem faz quatro gols ganha, a menos que a defesa seja um desastre
Por que a derrota para a Noruega gerou tanta crítica se o Brasil finalizou mais?
Porque no Brasil a gente está acostumado a ver a seleção com a bola nos pés, controlando o jogo. Perder com 34% de posse saiu como fracasso, mesmo que os números ofensivos fossem melhores.
Mas espera — o Brasil perdeu porque cometeu erros específicos, não porque teve menos bola. Dois gols em duas falhas defensivas. Isso é diferente de um problema tático.
Exato. Se tivesse vencido, Ancelotti seria um gênio por ganhar sem a bola. A posse em si não decide nada.
Então nos amistosos contra a Austrália, o Brasil tentou mudar isso?
Tentou, mas de forma confusa. No primeiro jogo, com 65% de posse, o time não conseguiu funcionar. Passou a bola 633 vezes e fez um gol nos acréscimos.
Isso é importante: 633 passes, mas a maioria era tico-tico. Não era posse com propósito.
E no segundo jogo?
Caiu para 51% de posse, quase um empate com a Austrália. Mas tentou o gol 18 vezes e fez quatro gols. Melhor resultado.
Dois desses gols foram de pênalti, então das 16 tentativas de jogo aberto, dois gols. Não é tão diferente assim do primeiro jogo.
Verdade, mas a sensação era de que o time funcionava melhor com menos bola e mais objetividade.
Então qual é a conclusão? Posse não importa?
Importa, mas menos do que a gente pensa. O que importa é o que você faz quando tem a chance. E o Brasil está fazendo mais gols agora.
El Pulso
- A eliminação pelo placar de 2 a 1 para a Noruega, com apenas 34% de posse, abriu uma crise de identidade em torno do estilo de jogo que o Brasil deveria adotar.
- No primeiro amistoso contra a Austrália, o Brasil dominou a bola com 65%, mas 633 passes curtos e circulares não produziram fluidez — o empate em 1 a 1 nos acréscimos soou como alerta.
- Ancelotti ajustou o sistema para 4-3-3 no segundo jogo, reforçando o meio-campo, e paradoxalmente a posse caiu para 51% — mas as finalizações subiram para 18 e o placar chegou a 4 a 2.
- Os dados dos três jogos mostram uma constância perturbadora: 14, 16 e 18 finalizações, independentemente de quanto tempo a seleção ficou com a bola.
- O ciclo rumo à Copa de 2030 começa a desenhar uma seleção mais pragmática, onde a eficácia na conclusão pesa mais do que o controle territorial do jogo.
Há uma velha crença no futebol brasileiro de que dominar a bola é dominar o jogo — mas os amistosos contra a Austrália, disputados em outubro de 2026, começam a questionar essa herança. Sob Carlo Ancelotti, a seleção oscilou entre 65% e 51% de posse sem que sua capacidade de finalizar o gol adversário se alterasse de forma significativa, sugerindo que o verdadeiro poder ofensivo reside menos no tempo de contato com a bola e mais na clareza do que fazer quando a oportunidade aparece. A derrota para a Noruega na Copa do Mundo deixou uma cicatriz coletiva, mas os números revelam que o problema nunca foi a posse — foi o desperdício e a fragilidade defensiva diante de Haaland.
A derrota para a Noruega na Copa do Mundo não doeu apenas pelo placar de 2 a 1. Doeu pela imagem: os nórdicos com 66% da posse, o Brasil reduzido a 34%, um retrato que contrariava décadas de identidade futebolística. O que os críticos não enfatizaram foi que a seleção finalizou mais (14 a 9) e exigiu mais do goleiro rival. O Brasil perdeu porque desperdiçou chances e porque permitiu que a bola chegasse a Haaland — dois gols, duas falhas, fim de história. Mas a pergunta que ficou no ar era legítima: ter mais bola realmente importa?
Para os amistosos de preparação contra a Austrália, Ancelotti escalou um 4-2-4 ofensivo no primeiro jogo, com Estêvão, Vini Jr., Endrick e Raphinha. O Brasil ficou com 65% da posse — número impressionante no papel, mas que na prática se traduziu em 633 passes, a maioria curtos e sem progressão. Bruno Guimarães e Danilo não conseguiam acionar o quarteto dianteiro com eficácia. Foram 16 finalizações, um gol, e um empate em 1 a 1 arrancado nos acréscimos por Rayan. A sensação era de sistema que não funcionava.
No segundo amistoso, o treinador reforçou o meio-campo com um 4-3-3, inserindo Gabriel Bontempo ao lado de Bruno e Danilo, e Raphinha como centroavante — função em que tem se destacado no Barcelona. O curioso: mais um jogador no meio não significou mais posse. A seleção caiu para 51%, tocou menos na bola, mas tentou o gol 18 vezes e venceu por 4 a 2. A lógica convencional havia sido invertida.
O contraste entre os três jogos é o dado mais revelador deste início de ciclo. Com 34%, 65% ou 51% de posse, o Brasil finalizou 14, 16 e 18 vezes — uma progressão quase linear que ignora o tempo de bola. A conclusão que emerge não é sobre sistemas táticos ou identidade cultural, mas sobre algo mais simples e mais difícil: o que a seleção faz quando a chance aparece. Quem faz quatro gols e tem uma defesa razoável, ganha. A posse, ao que tudo indica, é apenas o caminho — não o destino.
A derrota para a Noruega na Copa do Mundo deixou uma ferida que não era apenas no placar. O Brasil perdeu por 2 a 1, mas o que mais incomodou foi a proporção: os nórdicos ficaram com 66% da bola, enquanto a seleção tocou apenas 34%. Para um país acostumado a ver sua equipe impor o ritmo, propor o jogo, exercer domínio, aquele retrato saiu ruim. Mas havia um detalhe que os críticos deixaram passar. O Brasil, mesmo com menos posse, finalizou mais vezes (14 contra 9) e obrigou o goleiro rival a fazer mais defesas (4 contra 3). Se a vitória tivesse vindo, Carlo Ancelotti seria celebrado como um estrategista que soube vencer sem a bola. A seleção perdeu porque desperdiçou chances e porque cometeu o erro óbvio: permitir que a bola chegasse a Haaland. Dois gols em duas falhas. Fim de história.
A questão que ficou no ar era simples: ter mais bola realmente importa? A resposta é nuançada. Quando você tem a bola, não leva gol. Mas se não souber o que fazer com ela, também não faz gol. Após a ressaca da Copa, o Brasil entrou em campo para dois amistosos contra a Austrália, parte de uma série de preparação que incluiria também um confronto com a Índia. No primeiro jogo, Ancelotti escalou uma formação ofensiva — 4-2-4 — com quatro atacantes: Estêvão e Vini Jr. nas laterais, Endrick e Raphinha pelo meio. A Austrália respondeu com quatro jogadores no meio-campo, dois a mais que o Brasil. Era esperado que dominasse a posse. Não foi o que aconteceu. O Brasil ficou com 65% da bola, um domínio que parecia impressionante no papel, mas que se revelou apenas aparente na prática.
Bruno Guimarães e Danilo não conseguiam acionar o quarteto dianteiro de forma eficaz. O que se viu foi uma execução de passes — 633 no total, 554 corretos — mas a maioria deles era tico-tico, passes curtos que não avançavam o jogo. O Brasil tentou o gol 16 vezes: um gol, quatro defesas do goleiro Beach, seis chutes para fora e cinco bloqueados ou desviados. A sensação era forte de que o sistema não funcionava. O gol salvador de Rayan saiu nos acréscimos do segundo tempo, em um empate 1 a 1 que deixava mais dúvidas do que respostas.
Para o segundo amistoso, Ancelotti reforçou o meio-campo. Mudou para 4-3-3, trazendo Gabriel Bontempo (que saiu no intervalo para Andrey Santos) ao lado de Bruno e Danilo. Na frente, Rayan pela direita, Vini Jr. pela esquerda e Raphinha como centroavante — posição em que tem brilhado pelo Barcelona. No intervalo, Endrick entrou no lugar de Raphinha. O que era curioso era que adicionar um jogador a mais no meio-campo não significou mais posse de bola. Pelo contrário: o Brasil caiu para 51%, quase um empate com os australianos em 49%. Tocando menos na bola — 475 passes, 406 corretos — a seleção tentou o gol 18 vezes, duas a mais que no primeiro jogo. Dois desses chutes foram de pênalti. Das outras 16 tentativas, dois gols, quatro defesas de Beach, três para fora e sete bloqueadas ou desviadas. Com o 4 a 2, havia a sensação de que o time tinha melhorado. Talvez tivesse.
O contraste com a partida contra a Noruega era revelador. Naquele jogo, a seleção tentou o gol 14 vezes — mais tentativas em menos tempo de bola, o que indicava uma objetividade maior. Um gol de pênalti quase no fim, quatro defesas de Nyland, uma trave, seis chutes para fora, quatro bloqueios ou desvios. Neste começo de ciclo para a Copa de 2030, a mudança era clara: o Brasil estava tocando menos na bola. Mas a ameaça ao gol rival permanecia quase igual. O mérito do último jogo estava na eficácia: quatro bolas na rede. E quem faz quatro gols, a menos que a própria defesa seja um desastre — e a do Brasil não é — ganha. A lição que emergia não era sobre posse, mas sobre o que você faz quando tem a chance.
Citas Notables
Se a vitória diante dos nórdicos tivesse vindo, Carletto seria enaltecido como estrategista que soube ganhar mesmo sem a bola— análise tática
Estando com a bola, a equipe não leva gol. Só que, se não souber lidar adequadamente com ela, não faz gol— análise tática