AGU muda posição e pede ao STF que declare inconstitucional marco legal das bets

Legislação afeta consumidores, crianças, adolescentes e famílias de baixa renda, segundo avaliação da AGU sobre consequências para saúde pública.
Os danos persistem e se agravam, contrariando esperanças anteriores
A AGU reconhece que o período de observação do mercado de bets mostrou que as proteções legais falharam.
Mark

Por que a AGU mudou de ideia agora? Não era mais fácil ter mantido a posição anterior?

Mimi

A AGU estava esperando para ver se a regulamentação funcionaria. Mas depois de alguns anos, os dados mostraram que os danos continuavam crescendo — vício, endividamento, especialmente entre crianças e famílias pobres. Ficou claro que apenas ajustes nas regras não iam resolver.

Luke

Mas quais dados exatamente? A manifestação diz "indicadores disponíveis" mas não especifica quais são. Sabemos os números de pessoas prejudicadas?

Mimi

A manifestação não detalha isso, é verdade. Ela fala em "persistência e agravamento" mas não quantifica. É um ponto fraco do argumento.

Mark

E o timing? Uma semana depois da medida provisória do Lula?

Mimi

Não é coincidência. A AGU está tentando dar cobertura jurídica à decisão do governo. Se o Supremo aceitar que as leis são inconstitucionais, a medida provisória fica protegida.

Luke

Mas isso levanta uma questão: a AGU está sendo movida por análise jurídica genuína ou por pressão política? Porque mudar de posição é legítimo, mas mudar uma semana depois do governo tomar uma decisão parece suspeito.

Mimi

É uma pergunta válida. O que sabemos é que a AGU diz que o período de observação terminou e que as evidências mudaram. Se isso é verdade ou se é conveniência política, fica para cada um avaliar.

Mark

E as empresas de apostas? Como elas vão reagir?

Mimi

Já estão reagindo. Levaram a medida provisória ao Supremo e pediram que seja suspensa. Agora vai ser uma batalha jurídica no tribunal.

Luke

Quanto tempo isso vai levar? Porque a medida provisória tem prazo — se não virar lei, cai.

Mimi

Exatamente. Fux deu 72 horas para a AGU se manifestar, então as coisas estão se movendo rápido. Mas o Supremo pode levar semanas ou meses para decidir.

  • A AGU virou a mesa: o mesmo órgão que defendia a constitucionalidade das bets agora pede ao STF que derrube as leis que as sustentam.
  • O período de observação do mercado, que deveria revelar correções espontâneas, revelou o oposto — persistência e agravamento dos danos à saúde pública e às famílias de baixa renda.
  • O governo Lula editou uma medida provisória proibindo apostas de quota fixa, e a AGU corre para dar a ela o respaldo jurídico que precisa para sobreviver no Supremo.
  • O setor de apostas já chegou ao tribunal pedindo a suspensão da medida provisória, transformando o STF no campo de batalha definitivo.
  • O ministro Luiz Fux, relator do caso, deu 72 horas para a AGU se manifestar — e a próxima semana pode redesenhar completamente o futuro das bets no Brasil.

Em uma reviravolta que marca a trajetória de um mercado ainda jovem, a Advocacia-Geral da União abandonou sua posição anterior e pediu ao Supremo Tribunal Federal que declare inconstitucionais as leis que permitiram as apostas on-line no Brasil. O que antes era descrito como uma inconstitucionalidade em formação — algo a ser monitorado com paciência — agora é tratado como um fracasso consumado, cujos danos persistem e se agravam sobre consumidores, famílias e crianças. A mudança não é apenas jurídica: ela reflete a decisão política do governo Lula de proibir as apostas de quota fixa por medida provisória e buscar no Supremo a legitimidade para essa escolha.

A Advocacia-Geral da União fez uma reviravolta nesta sexta-feira: depois de defender a constitucionalidade das leis que permitiram as apostas on-line no Brasil, o órgão entregou ao ministro Luiz Fux uma manifestação pedindo que o Supremo as declare inconstitucionais. A mudança representa uma inflexão profunda na postura do governo federal sobre um mercado regulamentado há poucos anos.

A AGU havia sustentado antes que a legislação era "ainda constitucional, sujeita a processo de progressiva inconstitucionalização" — uma fórmula que abria espaço para esperar e monitorar. Agora, o órgão afirma que esse tempo de observação terminou sem que os problemas se corrigissem. Os indicadores apontam para "persistência e agravamento dos danos" que as regras deveriam evitar, com consequências sobre a saúde pública, consumidores, crianças, adolescentes e famílias de baixa renda.

O momento não é casual. Uma semana antes, o governo Lula editou uma medida provisória proibindo a exploração, a oferta e a publicidade das apostas de quota fixa em todo o país. A AGU agora trabalha para dar sustentação jurídica a essa decisão, pedindo que o Supremo derrube os dispositivos legais que formam o núcleo permissivo das apostas. Segundo o advogado-geral Jorge Messias, as medidas adotadas pelo Executivo desde 2024 mitigaram alguns riscos, mas não foram suficientes para corrigir falhas que estão nas próprias leis de 2018 e 2023.

O setor já levou a nova medida provisória ao Supremo e pediu a suspensão de seus efeitos. Fux, relator tanto das ações originais quanto das novas, deu prazo de 72 horas para a AGU se manifestar. A próxima semana promete ser decisiva para definir se o Brasil mantém a regulamentação das bets ou se o Supremo acolhe o argumento de que as leis que as criaram são inconstitucionais.

A Advocacia-Geral da União fez uma reviravolta nesta sexta-feira. Depois de defender a constitucionalidade das leis que permitiram as apostas on-line no Brasil, o órgão agora pede ao Supremo Tribunal Federal que as declare inconstitucionais. A mudança de posição chega em manifestação entregue ao ministro Luiz Fux, relator do caso, e representa uma inflexão significativa na postura do governo federal sobre um mercado que começou a funcionar sob regulamentação há poucos anos.

A AGU argumenta que o tempo decorrido desde a regulamentação das bets revelou o fracasso das proteções que deveriam estar em vigor. Em sua manifestação anterior, o órgão havia sustentado que a legislação era "ainda constitucional, sujeita a processo de progressiva inconstitucionalização" — uma fórmula que permitia esperar, monitorar, ver se os problemas se corrigiriam sozinhos. Agora, a AGU afirma que esse período de observação terminou e que as fragilidades não desapareceram. Pelo contrário: os indicadores mostram "persistência e agravamento dos danos" que as regras deveriam evitar.

O timing da mudança não é acidental. Uma semana antes desta manifestação, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou uma medida provisória que proibiu a exploração, a oferta e a publicidade das apostas de quota fixa em todo o país. A AGU agora trabalha para dar sustentação jurídica a essa decisão, pedindo que o Supremo derrube os dispositivos que formam o núcleo legal permitindo esse tipo de aposta. O objetivo é claro: garantir que a medida provisória sobreviva aos desafios que já chegam ao tribunal.

Segundo o documento assinado pelo advogado-geral Jorge Messias, as tentativas do Executivo de conter os riscos — medidas adotadas desde 2024 — conseguiram mitigar alguns problemas, mas não foram suficientes. A regulamentação infralegal não conseguiu corrigir falhas que estão nas próprias leis de 2018 e 2023 que instituíram e regulamentaram as apostas. A AGU identifica uma "grave insuficiência protetiva" com consequências que se estendem pela saúde pública, pelos consumidores, pelas crianças e adolescentes, pelas famílias de baixa renda e pela ordem econômica.

O mercado de apostas on-line no Brasil agora enfrenta uma encruzilhada. Entidades do setor já levaram a nova medida provisória aos autos do Supremo e pediram que o tribunal suspenda seus efeitos. O ministro Luiz Fux, que é relator tanto das ações originais sobre o marco legal quanto das novas ações contra a medida provisória, deu um prazo de 72 horas para que a AGU se manifestasse em uma das ações que já discutiam o tema. A próxima semana promete ser decisiva para definir se o Brasil segue com a regulamentação das bets ou se o Supremo acolhe o argumento do governo de que as leis são inconstitucionais.

Os atos normativos editados pelo Poder Executivo para tentar conter alguns dos riscos da atividade não se mostraram suficientes para harmonizar a legislação atacada com os parâmetros da Constituição
— Manifestação da AGU ao STF
Contáctanos FAQ